Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estudantes do Unifeso vão atuar em ações de combate à Covid-19

Centro Universitário Serra dos Órgãos e secretaria municipal de Saúde firmam nova parceria

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a secretaria municipal de Saúde de Teresópolis firmaram uma parceria na campanha de imunização contra a Covid-19, que envolverá estudantes da Instituição de Ensino em capacitações e em diversas ações, entre elas vacinação, análise de dados e vigilância epidemiológica, orientação e educação em saúde. O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Unifeso, professor José Feres Abido Miranda, ressalta "a importância de ações integradas entre a instituição de ensino e o poder público municipal, capazes de determinar impactos positivos na formação dos profissionais de saúde e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados à população".
Um primeiro grupo de acadêmicos já foi chamado para participar da primeira capacitação, que aconteceu no dia 17 de agosto, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, junto às equipes de saúde do município, para entenderem os principais aspectos relevantes em relação à vacinação no município. As orientações foram passadas pela equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (DVE), através das enfermeiras Tayná Lima, Renata Azevedo, Igor Pedersoli, Silvia Conceição e da dra. Mariana Tayt Sohn. Segundo a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, "vivemos um momento em que temos um quadro epidemiológico complexo, com flexibilização das atividades econômicas e a entrada da nova variante Delta no município. Diante desse quadro, mobilizar a sociedade é essencial e, no nosso caso, mobilizar as instituições de ensino é um dos eixos prioritários".
Neste dia 18 de agosto, o primeiro grupo de estudantes já foi inserido na rede municipal de saúde, nos locais de vacinação acompanhados de supervisores. Os acadêmicos terão atuação também no Centro de Testagem e Acolhimento (EPEM) de pacientes, realizando triagem clínica, testagem para Covid-19 e atendimento clínico no caso de pacientes suspeitos e confirmados. Como forma de ampliar o atendimento no município, os universitários ainda atuarão em ações da vigilância epidemiológica na orientação e educação em saúde para a população, na vacinação contra a gripe H1N1, na revisão das cadernetas de vacinação de funcionários e comunidade escolar da rede municipal, além da testagem eventual em situações de surto da Covid-19.

Como participar
Estudantes que tiverem interesse em participar das ações, devem ficar atentos à publicação do edital de extensão "Projeto Proteger Teresópolis Covid-19", previsto para estar disponível no site institucional (www.unifeso.edu.br) a partir da próxima semana. O projeto envolve a Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e a Direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) tendo como referência a professora Renata Barboza, enfermeira supervisora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Unifeso. Segundo ela, poderão participar estudantes de todos os cursos do Unifeso. "São diversas atividades, tanto na área da Saúde como também em importantes ações como registro de cartões, lançamento e análise de dados epidemiológicos da Covid-19, entre outras contribuições", destaca a professora Renata.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

TUDO AQUI: Central de Atendimento ao Interior tem inauguração prevista para o dia 30 de julho

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

A Democracia e a Sinuca

Jornada reduzida para atividade preponderante de tele atendimento ou telemarketing – Tema 176 TST

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE