Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Exame toxicológico será obrigatório para quem tirar a CNH pela primeira vez

Medida vale para novos processos de habilitação iniciados a partir de 29 de junho

O Detran RJ informa que, em cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir do dia 29 de junho passará a exigir o resultado negativo em exame toxicológico dos candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B (para conduzir carros e motocicletas). O exame será cobrado dos que iniciarem o processo no Detran a partir desta data. Quem já estiver com requerimento aberto no sistema antes de 29 de junho não precisará apresentá-lo, mesmo que ainda não tenha concluído o processo de habilitação.

A exigência do exame toxicológico para novos condutores das categorias A e B consta na Lei 15.153/2025, aprovada pelo Congresso Nacional em junho de 2025, e está prevista no artigo 148-A, parágrafo 10, do Código de Trânsito Brasileiro. Ela não se aplica nos casos de renovação ou segunda via da CNH, e de emissão da Permissão Internacional para Dirigir.

O toxicológico terá de ser realizado logo após a abertura do Renach e antes da realização do exame de avaliação física e mental e da avaliação psicológica. Esses exames só poderão ser feitos se o candidato tiver um resultado negativo no toxicológico até, no máximo, 90 dias antes. Caso contrário, o processo será paralisado até o cumprimento da lei.

Saiba como realizar o exame

Para fazer o toxicológico, os condutores devem ir a um laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A lista de laboratórios credenciados está no portal da secretaria, no link https://www.gov.br/transportes/pt-br/pt-br/assuntos/transito/conteudo-Senatran/exame-toxicologico .

São os mesmos laboratórios que já realizam periodicamente os exames toxicológicos dos condutores com habilitação das categorias C, D e E. Para esses, não houve alterações. Os próprios laboratórios lançam os resultados dos exames no sistema nacional da Senatran,  integrado ao dos Detrans de todos os estados.

Os candidatos à primeira habilitação que iniciarem o curso teórico pelo aplicativo CHN do Brasil só precisam abrir o requerimento em posto do Detran RJ após a conclusão desta etapa. Na data do atendimento, será indicada eletronicamente pelo sistema uma clínica credenciada para que o candidato agende o exame médico. É neste momento que ele precisará estar com o toxicológico registrado no sistema.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 09/09/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

MPRJ denuncia cinco homens por tentativa de feminicídio contra mulher trans em Teresópolis

Definidos locais onde funcionarão as seções eleitorais em Teresópolis

Frio muda rotina e desafia hábitos de hidratação em Teresópolis

Dino determina reintegração de Andrei Rodrigues no comando da PF

Anvisa amplia indicação de vacina contra meningite 

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE