Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Expolivro fica em Teresópolis até o dia 22

O Diário visita unidade que realiza trabalho diferenciado em toda a região Sudeste

Luiz Bandeira

Após percorrer outras nove cidades da Região Sudeste, a Expolivro está em Teresópolis – primeira cidade do estado do Rio visitada pelo projeto –  oferecendo gratuitamente palestras, apresentações musicais, contação de histórias infantis com fantoches, degustação de títulos expostos e peças teatrais. Com o objetivo de promover a cultura, o Expolivros fica em Teresópolis até o dia 22, estacionada na Praça Olímpica Luiz de Camões, na Várzea. Na carreta adaptada o visitante encontra títulos diversos para o público adulto, jovem e infanto-juvenil com temas atuais e espirituais.
O projeto itinerante tem caráter, social e educacional que visa estimular o hábito da leitura saudável. A iniciativa intitulada “Expolivro Árvore da Vida” teve início em 1991 em ônibus adaptados com o objetivo de evangelizar através da palavra de Deus. Esses ônibus percorreram vários estados do Brasil e países da América Latina atingindo um público muito maior do que o planejado inicialmente, evoluindo para uma moderna carreta mais confortável e espaçosa.
Marcos Maso, Gerente do Expolivro, carreta Sudeste, recebeu a reportagem do jornal O Diário e Diário TV para nos contar um pouco sobre o projeto. Ele relata o início de tudo, quando alguns ônibus foram adaptados para receber uma livraria-biblioteca com área externa, em tendas que serviam para acolher os adeptos da leitura. Após alguns anos de estrada, quando já haviam percorridos grandes distâncias, os veículos começaram a exigir manutenção e os colaboradores entenderam que o projeto necessitava ser temporariamente interrompido.
Maso teve o primeiro contato com o Expolivro em 1996, quando da passagem de um dos ônibus pela Região Norte do país. Desde 2019 ele faz parte da equipe do projeto e é o gerente da carreta destinada a percorrer a Região Sudeste. “Nós temos palestras, contação de história infantil, peça teatral, um trabalho de atendimento ao público, tanto dentro como fora da carreta, então esse projeto continua igual nesse aspecto. O que aumentou foi o espaço, bem maior, muito mais aconchegante do que tínhamos no passado”, pontua.
O Expolivro hoje conta com três carretas. Esta que visita Teresópolis, outra que já está rodando pelas estradas da Região Sul do país e uma terceira carreta, em fase final de adaptação e que vai percorrer as Regiões Norte e Nordeste. Marcos diz que a expectativa é de terem em breve cinco carretas uma para cada região do estado. O gerente do projeto externa ainda a intenção de atravessar as fronteiras do Brasil e ganhar a América Latina, como foi no início em 1991. “No Paraguai um caminhão Baú foi adaptado e voluntários do país vizinho já percorrem o país com uma versão reduzida do mesmo projeto”, conta.
A visitação e a participação aos eventos programados na carreta e na tenda não custam nada. Segundo Marcos a recepção do teresopolitano tem sido positiva e reforça o convite para os amantes da leitura a visitarem o Expolivro até o dia 22 deste mês. “Graças a Deus a recepção tem sido muito boa, a população tem vindo, tem participado dos eventos que nos temos feito também, porque todos os eventos são gratuitos, nos não cobramos por nenhum evento que é feito aqui”. O atendimento acontece diariamente das 9h às 21h. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia procura corpo de Anic em sítio que Lourival pesquisou na internet

Saúde: mãe denuncia dificuldade para internação de criança em Teresópolis

“RJ para Todos” faz quase 400 atendimentos na Barra do Imbuí

Vasco da Gama enfrenta o Náutico em Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE