Luiz Bandeira
A Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Copbea) promove, nesta sexta-feira (12), mais uma edição da sua feira de adoção de cães. Em clima de Natal, a ação ganhou o nome “Natau” – escrito com “u”, numa referência bem-humorada ao latido dos cães, como se eles próprios convidassem os adotantes a realizar um gesto de amor e responsabilidade. O evento será realizado das 10h às 14h, na Calçada da Fama, onde estarão disponíveis para visitação cães jovens e adultos, vacinados e vermifugados, todos acolhidos no abrigo municipal e à espera de uma segunda chance. A Copbea reforça que, apesar do clima natalino, adotar exige compromisso e que animais não devem ser tratados como presentes de ocasião.
A coordenadora da Copbea, Josiane Domingos, lembra que a feira tem um papel essencial tanto para o bem-estar dos animais quanto para a conscientização da população. “A feira, em primeiro lugar, tem como objetivo mudar vidas e divulgar a necessidade que o canil municipal tem de doar animais. Hoje temos uma quantidade muito grande de cães adultos que merecem uma segunda chance. Sempre falamos que, para um adulto entrar, outro precisa sair”, explicou em entrevista ao Diário recentemente.
Ela destaca ainda o caráter educativo da iniciativa, especialmente no que diz respeito ao respeito e ao cuidado com animais abandonados ou sem raça definida. “É uma forma de conscientizar as pessoas sobre o poder da adoção, criando um filho amando e respeitando os animais, principalmente aqueles que são vítimas de abandono”, afirma.

Trabalho contínuo da Copbea
Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a Copbea atua diariamente em ações de resgate, fiscalização, acolhimento e promoção do bem-estar animal. Apesar das dificuldades enfrentadas, Josiane Domingos ressalta que a equipe mantém o compromisso firme com a causa. “É um trabalho que traz muita dor, porém extremamente satisfatório. Nossa equipe é formada por pessoas que pensam, amam e respeitam os animais. Sempre digo que as pessoas podem nos procurar, conhecer o nosso trabalho, trazer parcerias e ajudar, porque precisamos ser a voz desses animais”, conclui. A Copbea reforça que interessados em adotar ou apoiar a causa podem acompanhar as atualizações e campanhas nas redes sociais do projeto: @adoteumamor.teresopolis.









