Maria Eduarda Maia
Com a chegada do Natal, o clima festivo também aparece na Feira Teresópolis Artes Manuais, instalada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Soberbo. O espaço, já conhecido pela variedade e pelo cuidado das peças expostas, ganhou um destaque especial: uma árvore de Natal feita em crochê, produzida por artesãs da cidade, que encanta quem passa pelo local, rendendo elogios e belas fotos e virando atração logo na entrada.
De acordo com a artesã Janaina Bernardino, a ideia da produção surgiu quando viu que esse movimento acontece em várias cidades do Brasil e até fora do país. “Foi assim que começamos o movimento ‘Natal entre Pontos’. Como a árvore é feita de vários pontos de crochê, ela foi criada através de várias mãos e pessoas que se abriram a esse projeto. Cada pessoa fez um pedacinho da árvore, e depois todos se reuniram para montar essa linda apresentação aqui na feira”, explicou, em entrevista ao Diário.

A árvore contou com a colaboração com o trabalho de várias artesãs, lojas e professoras que se juntaram a Janaina (@janalinhas.atelier), como Andressa Caruso (@andressacaruso.croche), Vitória Branco (@vitoriacrocheteira), Thamy Braga (@thamy_braga), Allana Furtado (@allanafurtadoatelie) e Isabella Chaves (@isabellachaaves). “Elas ensinaram suas alunas nas suas redes sociais e ajudaram a juntar os quadradinhos. Também tivemos a participação de artesãs do centro de Teresópolis e da cidade inteira. Algumas pessoas nem sabiam fazer crochê, mas aprenderam a fazer um quadradinho só para poder participar”, contou Janaina, ressaltando ainda que os quadradinhos que sobraram serão usados para fazer mantas que serão doadas para a Mansão dos Velhinhos, além de ter sido realizada uma arrecadação de materiais de higiene pessoal para a instituição. “Eu fiquei muito feliz por poder deixar a árvore aqui, para que ela seja um símbolo de acolhimento para todos que chegam”, declarou a artesã, que produziu a estrela que está no topo da árvore.

Mensagens de carinho
A árvore tem um ponto de destaque: quadrados pequenininhos que se transformaram em bolsinhos para aqueles que passam pelo local escreverem uma mensagem. “Qualquer pessoa pode chegar, escrever uma mensagem e deixar ali. Funciona assim: a pessoa pega um papelzinho em branco, escreve a mensagem e coloca no bolsinho. As mensagens são geralmente desejos de Feliz Natal ou pedidos para o Papai Noel”, explicou a artesã Valéria Graça, que trabalha com crochê há alguns anos e produziu os bolsinhos.
Para ela, a árvore de crochê foi muito importante para a feirinha de artesanato, visto que atraiu várias pessoas. “No dia da inauguração, muitas pessoas vieram, conheceram a feira e compraram artesanatos com a gente. Foi uma oportunidade para as pessoas conhecerem o nosso trabalho e, claro, admirarem a árvore de crochê”, contou.

Oportunidades de presentes
A árvore, que ficará até o dia 6 de janeiro de 2026 é apenas uma das atrações do local nesta época mais mágica do ano. A feira também conta com estandes coloridos e repletos de peças feitas à mão por artesãos da nossa cidade, trazendo desde guirlandas, enfeites, bonecos, arranjos de decoração, até itens mais funcionais, como panos de prato e centros de mesa, sendo ótimas opções para presentes e uma oportunidade de levar para casa um pedacinho desse clima natalino que já toma conta da cidade, além de prestigiar o trabalho local. “É uma ótima opção para o amigo oculto também! Nada melhor do que um artesanato, um produto feito com carinho, valor e amor. Cada peça tem sua história, e realmente tem um coletivo de artesãos com técnicas diferentes. Aqui um ótimo lugar para encontrar presentes únicos e feitos com muito carinho”, comentou a artesã Ana Cristina Pontes.

Valorização do trabalho manual
Para Ana Cristina, é de extrema importância valorizar o trabalho artesanal, pois ele envolve não apenas habilidade, mas também muito amor e dedicação. “Cada peça é única, feita com carinho, atenção e tempo. O artesão estuda e, às vezes, refaz a peça até que ela fique perfeita. Esse cuidado, esse amor, fazem toda a diferença. Cada produto tem um valor especial porque é feito com o coração”, disse.

SERVIÇO
A Feira Teresópolis Artes Manuais (@teresopolis.artes.manuais) está localizada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Soberbo, funcionando todos os dias, das 9h às 16h30, oferecendo variedade, criatividade e a chance de valorizar o trabalho local.






Guirlandas, enfeites, bonecos, arranjos de decoração, até itens mais funcionais, sendo ótimas opções para presentes e uma oportunidade de levar para casa um pedacinho desse clima natalino que já toma conta da cidade. Foto: Juliana Ludwig / O Diário









