Lara Benevenuti *
Com a chegada do Natal, começa a busca pelos presentes perfeitos. E, para quem procura algo exclusivo e cheio de significado, a feira Teresópolis Artes Manuais oferece opções criativas e autênticas. Instalado no Soberbo, o espaço, que já é uma tradição na cidade, destaca-se por reunir artistas e artesãos locais com um diferencial especial: a criação de peças que celebram a cultura e a história da região. Os estandes apresentam uma grande variedade de produtos, como objetos decorativos, acessórios, roupas e itens utilitários e muito crochê, todos inspirados em símbolos, paisagens e tradições locais. Além de estimular a economia criativa, a feira valoriza o patrimônio cultural de Teresópolis, tornando cada item uma peça carregada de identidade.
Pano de pratos que acendem no escuro, copos feitos de garrafas vazias, enfeites de natal e até jogos feitos de CDs, esses são apenas alguns dos itens que podem ser encontrados na feira. Os produtos são feitos de forma eco sustentável e são ressignificados após a transformação em um belo presente. A feirinha é um mar de possibilidades exclusivas e apaixonantes.
Histórias de vida
Aline Alencar foi professora da rede municipal por 20 anos e iniciou os trabalhos como artesã após ter problemas de saúde que a afastaram de sua profissão antiga e receber o artesanato como indicação médica. E, desde então, o artesanato virou sua vida. “Cada artesanato que eu faço, eu vou me reciclando também”, fala ela com emoção.
Tânia Nogueira, que sempre trabalhou com costura, hoje leva para o seu estande um trabalho que atende não só crianças, mas também adultos que possuem dificuldade para se expressar. Os itens produzidos por ela são jogos e atividades feitas de feltro. Ela também tem o intuito de mostrar para as crianças a diversidade entre as pessoas, para que assim possamos ter pessoas melhores no mundo. “Eu gosto de fazer bonecas de cores, cabelos e olhos diferentes para as crianças saberem que nós somos diferentes”, explica a artesã.
Protagonismo feminino
Outro grande diferencial da feira é que ela é composta, na sua maioria, de mulheres. Há cerca de 40 expositores, e, dentre eles, apenas quatro são homens. Elas não apenas mostram seu talento e criatividade em cada peça, mas também reafirmam a força feminina no empreendedorismo e na economia criativa da cidade.
Cada produto é feito com cuidados especiais e com muito amor. Aline disse que leva cerca de dois dias para produzir um de seus produtos, os panos de prato que acendem no escuro. Enquanto está produzindo seus itens, Aline relata que também trabalha o espiritual dela e daquelas pessoas que vão receber o seu trabalho. “Eu peço benção para a pessoa, para a casa que meu artesanato for. Eu sempre peço enquanto eu vou fazendo”. Para ela, a felicidade e o prazer em que sente ao formar cada um de seus produtos, deve ser sentido por seus clientes ao levarem uma das peças.
Opções para presentes
Dentre os itens mais procurados pelos visitantes está o imã do Dedo de Deus. Nesta época do ano, os produtos relacionados ao tema de Natal têm maior destaque nas vendas. “Aqui tem muitas opções, cada mesa tem coisa feita com amor, tem para todos os gostos”, fala Aline sobre sugestões para presentear nesta época.
Endereço
A feira fica localizada no Centro de Atendimento do Turista, no Soberbo, estando aberta de domingo a domingo, das 9h às 16h30. Ainda dá tempo de você garantir um presente especial e exclusivo com a cara da nossa cidade, inovando na lembrancinha de fim de ano e contribuindo com a economia local.