Ainda dentro das celebrações de aniversário da cidade, um bolo com cerca de cinco metros de comprimento foi servido aos expositores e aos muitos visitantes da Feirinha de Teresópolis neste final de semana, em comemoração a mais um ano de existência do espaço. Turistas, visitantes e expositores participaram da festa com bolo e refrigerante. “Desta feirinha, eu e minha esposa demos faculdade para duas filhas. Assim como nós, a grande maioria tira o sustento daqui, por isso a Feira é muito importante para nossas famílias”, relatou seu Jaime Palmares, expositor há mais de 30 anos na Feirinha.
Passeando em Teresópolis com a família, o produtor de cinema Frederico Cardoso também elogiou o espaço. “Muito bom! A feira é o programa quando estamos na cidade. Tem presente, tem moda, comida, música e hoje até bolo! A cidade e a feira estão de parabéns”, comentou.
Histórico
Visando os turistas que visitavam a cidade de clima de montanha, a Feira foi criada na década de 70 por um grupo de moradores que demonstravam seus produtos puramente artesanais em lonas abertas no meio da praça. Em 1985, o espaço foi regulamentado pela Prefeitura, transformando-se na maior feira de artesanato do Rio de Janeiro.
Além dos produtos comercializados como, moda e confecção, tricô, cerâmica, bijuterias, couro, plantas desidratadas, conservas e biscoitos, entre outras tantas mercadorias, o visitante também pode contar com diferentes tipos de gastronomia nos 18 boxes da Praça de Alimentação.
Trenzinhos, que circulam nas ruas próximas ao local, cavalos e charretes compõem a área de lazer no entorno. Com mais de 600 estandes padronizados, a Feirinha está localizada na Praça Higino da Silveira, no Alto, e funciona aos sábados, domingos e feriados.
Foto David Almada – Texto: Gisele Barreto