Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Operação Desmonte: Ferro-velho é interditado em Petrópolis

No estabelecimento foram encontrados um carro e um motor furtados. Carcaças de automóveis eram jogadas em uma encosta, com risco de deslizamentos

Agentes da Operação Desmonte, do Governo do Estado, que fiscaliza a atividade das empresas de desmontagem de veículos e comercialização de peças usadas, interditaram o maior ferro-velho de Petrópolis, nesta terça-feira (04/2). No estabelecimento, no bairro Moinho Preto, foram encontrados um carro e um motor furtados. Os fiscais também constataram infrações ambientais graves. Duas pessoas foram conduzidas em flagrante para a 105ª DP (Petrópolis). Essa é a primeira ação da força-tarefa na Região Serrana.

Um carro Mercedes Classe A, furtado em 2021, foi encontrado no local, além de um motor. Para chegar ao ferro-velho, agentes do setor de monitoramento da Diretoria Geral de Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, fizeram um levantamento de toda a região durante 15 dias.

O ferro-velho funcionava em uma extensão de cerca de 500 metros da Rua Stefan Zweig. Mais de cem carcaças de automóveis, além de peças de carros, estavam amontoadas no terreno e na encosta, causando risco de deslizamentos. Algumas sucatas estavam empilhadas próximo à calçada e até mesmo em meio a arbustos, também colocando em risco pedestres e veículos que passavam pela rua. Óleo de motor e outros resíduos de automóveis eram lançados diretamente no solo, o que caracteriza crime ambiental.

De acordo com o Diretor-Geral da Diretoria de Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, Luiz Alberto Moreira Coelho, os agentes terão de permanecer no local durante alguns dias para que todas as carcaças e peças sejam vistoriadas. Com o estabelecimento fechado, o material foi apreendido e será encaminhado para destruição em empresas de reciclagem cadastradas no Detran.

A força-tarefa é coordenada pelo Detran.RJ e tem a participação das polícias Civil e Militar, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), da Secretaria de Estado de Fazenda e do Corpo de Bombeiros. Criada em agosto de 2023 pelo Governo do Estado, a Operação Desmonte tem o objetivo de coibir a venda de peças de automóveis de procedência ilegal, sem notas fiscais e roubadas. A intenção é que todos os ferros-velhos se cadastrem junto ao Detran.RJ para passar a atuar dentro da lei, comercializando peças cadastradas e com notas fiscais.

Desde a criação da força-tarefa, foram realizadas 43 operações, com 96 ferros-velhos interditados. Outros 66 estabelecimentos se cadastraram junto ao Detran.RJ, passando a fornecer peças cadastradas e de procedência comprovada.

Tags

Compartilhe:

Edição 07/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feso inaugura teatro com capacidade para 380 pessoas em Teresópolis

Motorista invade a calçada e coloca crianças em risco no Alto

Boteco Le Canton, evento “open food” neste sábado em Teresópolis

Remoção de fios em desuso começa na Calçada da Fama

Teresópolis ganha dois novos pontos de vacinação antirrábica

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE