Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Festa Literária “Lê Terê” promove a leitura em Teresópolis

Estudantes poderão comprar seus livros prediletos com recursos do município

Luiz Bandeira

Durante toda essa semana, até o domingo, dia 21, sempre das 9h às 17h, será realizada no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, a festa literária “Lê Terê”, um evento promovido pela Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Educação e de Cultura, voltado à promoção e incentivo à leitura, principalmente entre o público infanto-juvenil. Até sexta-feira, 19, alunos das escolas da rede pública e particular, através de agendamento prévio, terão a oportunidade de adquirir livros, participar de contação de histórias, teatro de fantoches, apresentações circenses e de artistas diversos, no palco principal, em uma tenda montada no estacionamento do ginásio e nos muitos estandes distribuídos pela quadra do Pedrão. No fim de semana, o local será aberto ao público em geral.
A reportagem do jornal O Diário e Diário TV esteve na “Lê Terê” na tarde desta segunda-feira, 15, e conversou com pessoas envolvidas nesse projeto educacional, entre elas a diretora de orientação pedagógica Cristiane Corradini. Ela destacou o ambiente criado do Pedrão para as crianças e, de fato, o ginásio está todo enfeitado com uma decoração bem colorida, inclusive exalando, logo na entrada, um aroma adocicado que transporta as crianças ao encantador mundo das fábulas. “A gente procurou criar um ambiente pras crianças que fosse propício para esse incentivo à literatura, às novas descobertas e a esse mundo fantástico que é essa descoberta da leitura, a cada dia, desde pequeno. A gente está recebendo aqui um público a partir de quatro anos de idade, todos os nossos estandes foram planejados para abranger essa faixa etária, então a gente tem de quatro a 14 anos, toda uma organização especial com o olhar voltado pra eles”, destaca Cristiane.

A orientadora pedagógica fez questão de deixar claro que toda a população terá a oportunidade de participar dessa festa da literatura. “Na verdade todos serão muito bem vindos, eu acho que a magia, o encantamento que a leitura traz é para todos os públicos. Inicialmente a gente vai receber aqui essa semana, as escolas municipais, escolar particulares também, que agendaram o seu horário e que vão prestigiar esse momento e aqui a gente tem muita coisa especial acontecendo. A gente não podia deixar o papai, a mamãe, a vovó e todos os teresopolitanos de fora disso, então no sábado e no domingo nós estaremos recebendo o público em geral e todos estão convidados e serão muito bem vindos ao nosso espaço de encantamento e tenho certeza de que todos vão gostar”, projeta Cristiane.

A “LêTerê” 
A LêTerê – 1ª Festa Literária de Teresópolis foi idealizada pela Secretaria M. de Educação com o intuito de aproximar os alunos da cidade ao mundo mágico da Literatura. O evento convida os participantes a experimentarem altas aventuras, romances, mistérios e sonhos. A estrutura da festa conta com dois palcos, um na área interna e outro no espaço externo do Ginásio Pedrão. Entre as atrações, Show da Tina, Turma do Frederico (teatro de bonecos), o Teatro Mágico do Le Peppe, Irmãos Kyoskys, e apresentações especiais dos artistas Edinar Corradini e Rubinho do Vale. A presença de personagens da Literatura infantil, como a Turma do Sítio do Picapau Amarelo, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e A Bela e a Fera completa o clima lúdico do evento. 
A feira conta ainda com diversos estandes, entre eles, “Incentivando a Arte e a Leitura – Oficina de Fantoches”, “Toca da Ciência – Educação Ambiental”, e “Contar e Brincar”, com Claudia Coelho, Sandra Dias e Álan Magalhães. “Esse movimento é fundamental para o enriquecimento cultural dos alunos e pra gente preparar as novas gerações de artistas, escritores. É importante eles terem esse contato com a Literatura porque o principal instrumento para o conhecimento é a leitura”, frisou Álan Magalhães. 
Renomada autora de livros infanto-juvenil, Andrea Taubman vai compartilhar as suas experiências literárias e apresentar suas principais obras para os visitantes. “É uma emoção enorme participar da 1ª Festa Literária de Teresópolis. O autor tem poucas oportunidades de encontrar com seus leitores e ter esse contato com as crianças humaniza a leitura. É um momento mágico. As festas literárias são fundamentais para a formação leitora da criança. Vida longa à “LêTerê” e que possamos ter muitas feiras para promover esse encontro autor-leitor”, destacou Andrea Taubman. A escritora Ana Maria Andrade também integra a feira e vai compartilhar sua trajetória com os visitantes da festa literária.
A história de Teresópolis também é lembrada, com um espaço dedicado à imperatriz Teresa Cristina, representada pela atriz Estefane Lucas, além do engenheiro e amigo da família imperial, André Rebouças, representado pelo subsecretário de Turismo, Henrique Silva.

Estudantes felizes
Os alunos da rede pública municipal recebem da prefeitura um cartão com crédito exclusivo para ser utilizado na “Lê Terê”, com explica Cristiane Corradini. “A Secretaria Municipal de Cultura disponibilizou para cada criança um voucher no valor de R$ 100, então as crianças podem vir aqui pra exercer sua cidadania, utilizar cartão, senha, comprar os livros, os títulos que são de seu interesse. Nós temos aqui quatro editoras participando desse movimento, elas passaram por um processo de seleção e prepararam muita coisa bacana para os nossos alunos. As escolas particulares também podem adquirir livros, mas com recursos próprios. Todos vão encontrar muitas coisas para se encantar, temos muitos títulos, vários autores estão participando. É um movimento muito especial, a gente tem certeza que não vai sair da memoraria deles fácil não”, pontuou Cristiane.
A diretora da Escola Municipal Herminia Josetti, Professora Suzane Martins falou também da oportunidade oferecida aos seus alunos com esse evento. “Isso é muito importante, até por que chegar num evento como esse, encontrar tudo muito bem decorado, já é um atrativo. Tirar a criança da escola pra ter esse contato com o livro direto, pra ela poder escolher qual é da preferência dela, oportunizar isso para os nossos alunos, é importantíssimo pra escola e a gente está muito feliz em poder participar. As crianças estão gostando, é só olhar no rostinho de cada um, brilho no olho, sorriso de orelha a orelha, muito legal”, resumiu a diretora Suzane.

Programação
Durante toda a semana, até sexta-feira, 19, serão apresentadas para alunos das escolas do município atrações culturais, artísticas, lúdicas e muita literatura para todas as idades, somente no sábado e no domingo o evento estará aberto para o público em geral, das 9h às 17h.


Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE