Anderson Duarte
O Festival Sesc de Inverno 2018 foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira para a comunidade teresopolitana em evento de pré-lançamento no SESC. A instituição reuniu jornalistas, autoridades e artistas para mostrar um pouco do que o público vai encontrar de 20 a 29 de julho na cidade. Entre as novidades, está a maior ocupação dos espaços dos municípios, ou seja, as atrações não ficarão circunscritas ao Sesc Teresópolis e vão acontecer também em bares e restaurantes das cidades, assim como em espaços públicos e pontos turísticos. Em Teresópolis, entre os espaços que receberão a programação do Festival Sesc de Inverno estão a Praça Olímpica, o Teresópolis Shopping Center e os bares Cariocas Beer e Café com Bolhas.
“Queremos ampliar o alcance do Festival de Inverno, fazendo com que as pessoas tenham a opção de ir aos bares, restaurantes e outros estabelecimentos da cidade, após os espetáculos, e encontrem lá a nossa programação”, destacou o diretor de Programação do SESC, Gilson dos Santos. O dirigente acrescentou ainda que, além de fomentar o turismo e a economia local, a iniciativa abraça os artistas da região, que este ano também integram a programação do evento. Presente ao evento, o Presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Pedro Alves, enalteceu a participação dos artistas locais no evento. “A gente sabe da importância da cultura local como instrumento de fidelização para nossos turistas. E ter um equipamento como esse oferecido pelo SESC para a cidade é maravilhoso. Nosso visitante vem, conhece nossa cultura, nossa música, nossa arte, e ainda pode usufruir de um festival com a marca de qualidade do SESC”, enaltece Pedro.
Já Marcos Freitas, presidente da ACIAT, faz questão de agradecer ao presente oferecido tradicionalmente ao teresopolitano e o visitante que escolhe Teresópolis anualmente. “Esse evento já virou o marco da nossa alta temporada na cidade, ou seja, em nossa época de maior visitação, o SESC presenteia nosso município com uma programação sempre de qualidade e variada, capaz de encantar ainda mais aos nossos visitantes”, explica o empresário, que fez coro com Élcio Féo, dirigente do CDL, “Nossas instituições estão sempre de portas abertas para apoiar e receber os grandes eventos. Para os Dirigentes Lojistas de Teresópolis, o festival de inverno é certeza de bons negócios, de novidades, de muito mais movimento na cidade”, enaltece Féo. Gilson dos Santos também acrescentou que em conversa com o prefeito Vinicius Claussen ficou definido que a entidade terá uma festa exclusiva em homenagem ao aniversário da cidade, ou seja, um dos eventos será dedicado a homenagear os 127 anos de Teresópolis.
No evento de pré-lançamento, também foi apresentado o conceito do festival de 2018. A ideia dos organizadores é mostrar a diversidade da cultura brasileira. Para isso, a programação reúne diversas atrações que apresentam manifestações artísticas de diferentes regiões do Brasil. Considerado o maior evento de cultura multilinguagem do país, o Festival levará às três cidades uma intensa programação que contempla as principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Ao longo do Festival, serão mais de 300 atrações, e a maioria gratuita envolvendo cerca de mil artistas. Há desde nomes importantes do cenário nacional, como Frejat, que abre oficialmente o Festival em Teresópolis, no dia 22, até grandes talentos locais. A venda de ingressos exclusiva para habilitados do Sesc RJ (com Cartão Sesc) começa no dia 10 nas unidades do Sesc. No dia 12, a venda será aberta para o público em geral. Além do site, será possível adquirir ingressos na unidade do Sesc Teresópolis e no Teresópolis Shopping. Quem abre o Festival em Teresópolis é o cantor Frejat, no dia 22.
A agenda de shows também inclui nomes como Emicida, Mart’nália, Pitty, Simoninha, Jota Quest, entre outros. Nas artes cênicas, os destaques são os espetáculos “Suassuna, o Auto do Reino do Sol”, com a Cia. Barca dos Corações Partidos, e “Kuarup 40 Anos”, do Ballet Stagium, além do Grupo Bagaceira, com apresentações e oficinas. A programação também conta com exposições, shows poéticos, exibições de filmes, masterclasses de roteiro, direção e produção na área cinematográfica, mappings entre outras atrações. O Festival tem como premissa a consolidação da marca SESC como agente de fomento, difusão e produção culturais no estado do Rio de Janeiro, criando um momento de destaque na rotina das cidades envolvidas, com a realização da programação de forma intensificada.
O diretor de Programação do SESC, Gilson dos Santos disse que além de fomentar o turismo e a economia local, a iniciativa abraça os artistas da região, que este ano também integram a programação do evento