Anderson Duarte
A frase “Teresópolis precisava de um evento como esse” foi a mais ouvida pela organização do festival Vinho nas Alturas, que neste fim de semana trouxe aqui para a cidade, visitantes de todo o estado e proporcionou aos teresopolitanos acesso aos maiores produtores da bebida em nosso país, bem como restaurantes conceituados, produtores locais, mercado de queijos artesanais, área de piquenique e programação de palestras. Outro destaque foi a gastronomia, que ganhou um espaço especial dedicado, com pratos especiais desenvolvidos exclusivamente para o festival e que elevaram ainda mais conceito do setor no cenário nacional. Agora os organizadores aproveitam para agradecer o engajamento, mas também para anunciar novidades em breve dentro do segmento.
“O mérito não é exclusivamente de nossa equipe de produção. Tivemos muitas pessoas envolvidas nesse processo. A iniciativa privada local, que se mobilizou para nos apoiar desde que tínhamos apenas uma ideia, o poder público e os agentes da cidade, que viram valor na nossa proposta e nos ajudaram a potencializar essa iniciativa, os restaurantes e seus chefs, que acreditaram em um modelo novo de evento, as grandes e pequenas vinícolas e seus distribuidores, que toparam sair da rota da capital e subir a serra conosco e os pequenos produtores que se esforçaram para estar em nosso evento, além de toda a equipe envolvida que surpreendeu a todos com sorrisos infinitos, mesmo molhados e com frio”, enaltece a organização em emocionado comunicado postado nas redes sociais oficiais do evento.
O Festival Vinho nas Alturas trouxe para Teresópolis os maiores produtores de vinho nacionais, reuniu em um mesmo espaço alguns dos melhores restaurantes da nossa cidade e região e ainda conseguiu reunir pequenos produtores locais que aproveitaram o espaço como uma imensa vitrine de negócios. O novo espaço de eventos, que possivelmente se transforme em uma excelente opção para reuniões públicas na cidade também foi um dos mais elogiados pelos envolvidos e visitantes do festival. Além de uma vista deslumbrante da Serra dos Órgãos, o nosso clima frio de inverno, e de estar na única cidade do Estado que figura entre as dez mais pacificadas do país, o Festival Vinho nas Alturas usou como proposta a reunião do melhor da produção do vinho nacional com os principais restaurantes da região e uma feira de produtores locais, além de um mercado de queijos artesanais, uma área de piquenique e programação de palestras.
“Se de alguma forma erramos, não foi por falta de zelo, mas porque arriscamos demais. E continuaremos arriscando, pois acreditamos no potencial turístico da cidade e, principalmente, nos moradores de Teresópolis, os de sempre e os novos que vêm chegando para começar suas histórias por aqui e deixar esta cidade ainda mais cheia de vida. Obrigado a todos que estiveram conosco neste fim de semana e dos aprendizados, o mais importante foi lembrar que as letras do poeta nunca estiveram tão vivas: "Sonho que se sonha só / É só um sonho que se sonha só / Mas sonho que se sonha junto é realidade", enaltece a organização, composta por dois jovens empreendedores da economia criativa carioca, Ronaldo Porto e Vinicius Oberg. E o objetivo maior da dupla sempre foi o de levar para a Serra a qualidade dos eventos da capital sem perder o charme e o clima acolhedor de Teresópolis, fomentando a economia local e trazendo para a mesa a discussão sobre a importância dos pequenos produtores e do consumo do produto nacional para superar a crise econômica.
O trabalho foi grande e para conseguir alcançar a grande participação que vimos no evento, os criadores do Vinho nas Alturas tiveram que se articular a diversos empresários da região serrana e foram até o Rio Grande do Sul, capital do vinho brasileiro, para fechar uma parceria com o Instituto Brasileiro de Vinho e o projeto Vinhos do Brasil, a fim de trazer as melhores marcas e empresas do setor para nossa cidade. O mercado brasileiro de vinho pulou de 22 milhões de consumidores em 2010 para 30 milhões em 2017, segundo estudo na consultoria Wine Intelligence, publicado no início deste ano. Já um estudo do instituto Wine Market Council aponta que, nos Estados Unidos, o consumo entre o público jovem só aumenta e os millenials já são responsáveis por quase 50% do consumo da bebida. O Vinho nas Alturas conta apoio do IBRAVIN – Instituto Brasileiro de Vinho, SEBRAE/RS, Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Prefeitura Municipal de Teresópolis através da Secretaria de Turismo, e Shopping Teresópolis, Água Serra Fluminense, New Group Telecom e Rede Multimarket.
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O evento tem como proposta reunir o melhor da produção do vinho nacional com os principais restaurantes da região e uma feira de produtores locais, além de um mercado de queijos artesanais, uma área de piquenique, entre outras ações