O Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida (Mona Serra da Maria Comprida), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situada em Petrópolis, ganhou o mundo: o site americano The Field Museum sediado em Chicago, nos Estados Unidos, divulgou, recentemente, o inédito guia ilustrado da flora endêmica dessa unidade de conservação. A publicação reúne 44 imagens de 19 espécies vegetais ameaçadas de extinção, que foram encontradas nas montanhas dessa área protegida.
O trabalho é fruto de cinco anos de intenso monitoramento do ambiente montanhoso do Mona Serra da Maria Comprida realizado pelos guarda-parques do Inea, os pesquisadores Felipe Tubarão e Paulo Cezar Estrella. Ao longo desses anos, as espécies foram fotografadas, identificadas e catalogadas a partir das expedições de campo. A preservação da Mata Atlântica, aliada à topografia das montanhas, que cria microclimas e isolamento geográfico, favorece a evolução de espécies raras, como as que estão listadas na publicação.
Dentre as espécies avistadas estão a Clusia fragans, de coloração branca e folhas que refletem a luz; a Barbacenia brevifolia, flor de pétalas de cor vermelha; e a Worsileya procera, cuja flor chama a atenção pela intensa cor violeta. Essa espécie tem a maior parte das suas populações no Mona Serra da Maria Comprida, categorizada como Criticamente em Perigo, em nível mundial.
“A presença dessas espécies demonstra a importância da criação do Mona Serra da Maria Comprida e a sua relevância como um dos últimos refúgios de plantas exclusivas dos ambientes de montanha do Rio de Janeiro, não ocorrendo em nenhum outro local do planeta. Entender mais sobre a composição das espécies dos campos de altitude, nos faz conhecer mais sobre uma flora relíquia, e entender os padrões de endemismos desses ambientes”, explicou Felipe Tubarão.
Field Museum
Sediado em Chicado, o Field Museum é um museu de história natural que colabora com publicações científicas. O museu tem foco em biodiversidade, com um herbário e coleções que incluem espécies do Brasil, facilitando o acesso a informações sobre a flora. A instituição tem um site para guias de campo que hospeda estudos sofre a flora do planeta.









