Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Food trucks em legalização recebem vistoria sanitária

Limpeza, locais de acondicionamento e preparo de alimentos, descarte de lixo e potabilidade da água são averiguados

Os primeiros 15 food trucks em processo de legalização, pela Prefeitura, começaram a receber, nesta segunda-feira (16), vistoria da equipe da Divisão de Vigilância Sanitária/Secretaria de Saúde. São inspecionados, entre outros itens, limpeza dos veículos, locais de acondicionamento e preparo de alimentos, recipiente adequado para descarte de lixo, comprovação da potabilidade da água utilizada e oferta obrigatória de gel sanitizante/álcool gel (Lei Estadual 5901/2011) para higienização das mãos dos clientes. Quem não atende alguma exigência recebe prazo para regularizar a situação e passará por nova vistoria. 
“Sempre corremos atrás da legalização da nossa atividade, mas o poder público não tomava iniciativa. Agora, vemos o esforço da Secretaria de Fazenda”, comentou Leandro Carvalho, que atua há mais de cinco anos no Vale do Paraíso. “Antes, a gente trabalhava apreensivo. Com o licenciamento, a gente vai ficar mais tranquilo quando tiver fiscalização”, opinou José Luiz Carneiro, que mantém seu food truck há cerca de seis anos na Várzea. “Agora, vamos trabalhar com segurança e dentro das normas”, completou Alexandre Gaspar Barbosa, que trabalha há quatro anos na Ermitage.
A inspeção da Vigilância Sanitária é mais uma etapa da legalização dessa atividade comercial, como previsto em lei. “Semana passada, eles fizeram curso de boas práticas de manuseio de alimentos, normas de condutas e obrigações. Agora, passam pela vistoria sanitária. Depois, serão demarcados os espaços públicos onde poderão exercer a atividade e, só então, será emitido o alvará de funcionamento”, explicou Fabiano Latini, secretário municipal de Fazenda.
Realidade pelas ruas da cidade, a venda de alimentos em veículos, os chamados food trucks, começa a ser formalizada pela através do Programa “Emprega Terê”, que institui o “Truck Legal” e o “Ambulante Legal”. A legalização é realizada de acordo com a Lei Municipal 3.399/2015, alterada pela Lei Municipal 3.815/2019, que estipula locais, horários, regras de funcionamento e outras normas para que a atividade não entre em conflito com o comércio estabelecido, nem ofereça riscos à população.
 O permissionário legalizado de food truck tem MEI, passa a recolher para o INSS e garante a sua aposentadoria, entre outros benefícios previdenciários. E a população pode consumir tranquilamente os lanches vendidos, pois a atividade é inspecionada pela Vigilância Sanitária, que confere a procedência e o preparo dos alimentos.    

 

Tags

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

134 anos: “Teresópolis será a capital da qualidade de vida”, destaca Leonardo Vasconcellos

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE