Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Franc Cuisine, culinária francesa revisitada com ingredientes brasileiros em Teresópolis

Conheça o bistrô francês que mescla a cozinha clássica com elementos tipicamente regionais

@ninabenedito

Inaugurado em março de 2022 em um lindo casarão, com um jardim impecável, o Franc Cuisine Bistrô oferece uma culinária clássica francesa com uma pegada bem brasileira. O Chef Executivo Douglas Franco utiliza os produtos orgânicos produzidos na cidade além de privilegiar ingredientes da sua terra natal, Belém do Pará, que são incorporados a várias receitas autorais e em diversos drinks que são servidos no bar do restaurante. Em entrevista à Diário TV e O Diário de Teresópolis ao ar livre, em um lindo dia de sol no jardim do restaurante, os sócios Daniela Jones e Douglas Franco falaram sobre o nascimento do Franc Cuisine Bistrô. “Eu conheci o Douglas em um curso que nós estávamos fazendo de Chef de Cozinha. Nos tornamos amigos e tivemos a ideia de montar um restaurante. E foi quando a gente viu essa casa linda e maravilhosa, e a gente pensou em montar um bistrô com uma pegada francesa aqui em Teresópolis, até porque a cidade merece isso”, lembra Daniela. Amante da gastronomia francesa, o Chef Executivo Douglas nos contou mais um pouquinho dessa trajetória. “A história do restaurante é bem engraçada. A gente sempre teve essa coisa da comida, da reunião, eles gostam muito de receber, e aí começamos a conversar. Veio a pandemia, a gente ficou com os planos um pouquinho aquém do que a gente queria, mas depois realizamos”.
Apaixonado pela serra, Douglas já tinha uma residência de veraneio na cidade, bem próxima do imóvel que hoje é o restaurante. “A gente começou a pesquisar sobre os locais para alugar aqui em Teresópolis. Essa casa estava para alugar, foi uma das primeiras, o ‘top trend’ da pesquisa, e aí entrei em contato com a imobiliária que agilizou tudo pra gente. Chamo a Dani e o Luiz e disse assim: ‘É um negócio imperdível’. Eu já tinha negociado preço, e aí a Dani disse: ‘vamos embora’. Assim nasce o Franc Cuisine”, conta Douglas.

As áreas do restaurante
O restaurante conta com um jardim lindíssimo, arborizado e florido muito agradável para quem quer desfrutar de um drink ao ar livre, já que possui mesas com ombrelones para os clientes, dois lounges, sendo um deles de espera para quando o restaurante estiver muito cheio, o cliente pode tomar uma bebida e aguardar confortavelmente por sua mesa. O salão principal com mesas de vários tamanhos e formatos pode acomodar desde um casal como também uma grande família. Em outro salão, além das mesas, uma ampla área kids com alguns brinquedos para a criançada se divertir à vontade enquanto os pais desfrutam da gastronomia do Franc Cuisine, além de ser petfriendly.

Especialidade do restaurante
A sócia Daniela Jones ressalta que apesar da culinária do Franc Cuisine ser francesa, a utilização dos produtos orgânicos produzidos na cidade fazem toda a diferença no serviço. “Um dos melhores pratos que nós temos hoje para oferecer é um Magrê de Pato, que a carne é selada e acompanhada com purê de batatas e compota de frutas vermelhas. De entrada nós temos a Bruschetta que também é maravilhosa, e o Ramon que é muito gostoso”.

Estilo e o menu especial
“O restaurante tem uma bandeira francesa que a gente não amarra, um bistrô francês. Eu gosto da música, do estilo de um bistrô, e é a escola clássica de qualquer cozinheiro”, diz o Chef. “A gente tem vários clássicos franceses revisitados com ingredientes brasileiros, mas a nossa bandeira é de um bistrô mesmo. A nossa charcutaria é própria e a gente vai sempre colocando coisas novas no cardápio conforme o cliente vai assimilando”. Douglas fala ainda sobre o prato preferido, criado por ele e é um dos carros chefes da casa. “O meu prato preferido é o meu filhinho né, o Pirarucu com Ratatouille, já falei isso algumas vezes, ele é totalmente a minha essência. É um peixe da região que eu nasci, que eu cresci comendo esse peixe. Ele vem com Ratatouille que é um ‘classicão’ francês, e um molho que é de piperade, um molho espanhol bem forte e com sabor defumado. O prato é meu xodozinho”.

Adega com rótulos das principais regiões
A adega do restaurante é climatizada em uma sala com tijolo de demolição, o que ressalta a aparência rústica e orgânica do ambiente, com elementos em vidro e madeira e com rótulos das melhores regiões produtoras de vinhos da Europa. “A gente tem rótulos chilenos, argentinos, um bom Malbec, um bom Cabernet Sauvignon, a gente tem um rosê francês da Provence que é excelente. A adega não tem muitos rótulos, é enxuta, mas com uvas chave das regiões de Bordeaux, Borgonha, Provence, da Sicília, de Puglia, lugares onde o brasileiro está mais acostumado a consumir esses vinhos”, explica o Chef.

Daniela Jones é sócia proprietária do restaurante e destaca o jardim como seu lugar preferido

Sobremesas atrativas e surpreendentes
As sobremesas não são tão clássicas quanto o restaurante, mas atraem pela apresentação e surpreendem no sabor para os paladares mais exigentes. Douglas Franco destaca duas delas como as “queridinhas do Chef”, o Trois de Brulee, uma receita autoral e que traz o sabor do cumaru, que é a nossa baunilha brasileira vinda da Amazônia. A Cheesecake de Cupuaçu com Queijo de Cabra torna-se ainda mais especial porque um dos ingredientes é produzido em Teresópolis. “Eu tive o orgulho da produtora do queijo de cabra vir provar o prato”, conta o Chef, orgulhoso. “Você vai ter o ponto de sal do queijo de cabra, o azedinho do cupuaçu que é uma geleia, mas também é doce, e não é uma cheesecake normal, é mais uma Tartare Quison, que a gente chama na Espanha, assada sem massa, só o recheio no papel manteiga, ela é sensacional”, ressalta.

Chef Douglas Franco é natural de Belém do Pará, mas um apaixonado pela serra e pela culinária francesa

Música de qualidade e ambiente especial
“Aqui no restaurante a gente trabalha com música em todos os ambientes, inclusive no jardim. Um jazz, um blues, a gente tem uma pegada bem legal nesse sentido. A gente tem um pianista que vem sempre, ou um saxofone para que a gente traga mais uma experiência especial para o nosso cliente”, finaliza.

Endereço
O Franc Cuisine Bistrô está localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 1601, no Bom Retiro. Funciona de quinta a domingo, a partir das 11h. Reservas (21) 2040-1933. Acompanhe a entrevista completa na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema RCA/Fyber) ou em nosso canal no YouTube: Diário TV Teresópolis.

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE