Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

GCM inicia projeto de educação ambiental em escolas de Teresópolis

Alunos da rede pública municipal de ensino vão participar de atividades lúdicas de conscientização sobre preservação

O projeto “Não queremos meio ambiente, queremos um ambiente inteiro e seguro”, idealizado pela Guarda Civil Municipal, vai levar, durante o mês de junho, uma série de aprendizados sobre o meio ambiente para as unidades escolares. O objetivo desta iniciativa é promover, de forma lúdica, a ampliação das capacidades de compreensão da necessidade de preservação do meio ambiente, responsabilidade social e ainda, prevenção contra o uso de drogas. Atividades como explicações sobre os benefícios dos alimentos sem agrotóxicos; plantio de hortaliças pelos alunos para futuras doações às instituições de longa duração do município; divulgação do Projeto “Guarda Tampinhas”, parceiro do “Lacre Solidário” – campanha que angaria fundos, através da venda de lacres de latas, para reverter em cadeiras de rodas para pessoas em vulnerabilidade social, e visa reduzir o impacto deste tipo de material no meio ambiente; demonstração das atividades da Companhia de Cães com agility e ainda, Dog Show com o mascote Thor, criado para imortalizar o já falecido membro desta companhia.
Os alunos das escolas da rede pública municipal terão a oportunidade de aprender, de forma prática, técnicas de plantio de hortaliças e destinação destes alimentos; refletir sobre os danos causados ao ambiente, e os benefícios de espaços mais arborizados e com reduzida poluição urbana; pensar sobre os cuidados que devem ter com os animais, impedindo que pratiquem atos de crueldade animal; etc. Há ainda o aspecto social do projeto, que visa conscientizar sobre o risco do uso de entorpecentes, levar entendimento sobre o papel da Guarda como parceiro da população e ainda, proporcionar lazer, educação, esporte e cultura para as crianças.
A Secretária Municipal de Educação, Satiele Santos, comemorou esta ação de tanta relevância para a construção da cidadania de nossos alunos: “O projeto é uma oportunidade de criar uma mentalidade socioambiental fortalecida em nossos futuros cidadãos. É o caminho para que tenhamos uma sociedade mais consciente e comprometida com o meio ambiente e com os mais necessitados. Agradecemos este carinho da Guarda Municipal de Teresópolis”.
A primeira unidade a participar das atividades do projeto foi a Escola Municipal Governador Portella, no Morro dos Pinheiros, que realizou passeio ao Horto Municipal Carlos Guinle, na última segunda-feira, 06. “A Guarda Civil Municipal está sempre empenhada em aproximar a população da instituição. No Horto Municipal, existe um projeto da Secretaria de Segurança Pública cujo objetivo é doar alimentos para instituições. Neste mês, as crianças vão plantar as verduras para serem doadas. Nossa intenção é que as crianças vejam a nossa colheita”, comentou a Guarda Luciene Carreiro. “Aproveitando essa aproximação com as escolas, a Guarda não poderia deixar de trabalhar com a parte de prevenção do uso de entorpecentes junto à companhia de cães. Esse projeto não tem como explicar em poucas palavras, foi feito com muito carinho pela guarda e seu objetivo principal, é transformar as crianças em multiplicadores, transmitindo os ensinamentos”, concluiu a guarda.

A primeira unidade a participar das atividades do projeto foi a Escola Municipal Governador Portella, no Morro dos Pinheiros – AsComPMT

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito quer autorização da Câmara para gastar o dinheiro da água

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

PL define pré-candidato Alex Castellar com Davi Serafim para vice

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE