Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governador Cláudio Castro cria bases preventivas para auxiliar municípios em caso de temporais

Pontos de apoio vão receber maquinários, ajuda humanitária, kits de limpeza e equipes para reduzir riscos de impactos

Em reunião nesta quarta-feira (24/01) com secretários e responsáveis por órgãos estaduais envolvidos nos trabalhos de auxílio aos municípios atingidos por temporais, Cláudio Castro determinou a criação imediata de três bases preventivas para receber maquinários, equipamentos, alimentos, ajuda humanitária, kits de limpeza e equipes técnicas para auxiliar municípios do Norte e Noroeste nos próximos dias, caso haja necessidade. Durante balanço das ações no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o governador agradeceu aos servidores pelo socorro ininterrupto aos cidadãos fluminenses, diante de transtornos causados por tempestades em alguns municípios.

As bases funcionarão nas Residências de Obras e Conservação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) de Miracema e Itaperuna, na região Norte, e na de Campos dos Goytacazes, no Noroeste Fluminense. Os pontos de apoio começarão a ser montados nos próximos dias.

  • Tivemos algumas situações graves nos últimos dias, mas com menor intensidade em relação à semana passada. Nossa preocupação permanece com a previsão de possíveis chuvas fortes para os próximos dias, sobretudo para as regiões Norte e Noroeste, com grandes volumes vindos de Minas Gerais, especialmente. Não há motivo para pânico, pois a previsão é de chuva moderada e constante para a maior parte do território fluminense. Mas, em se tratando de El Niño e suas mudanças climáticas severas e rápidas, toda precaução é necessária. Prevenir sempre é melhor – justificou o governador.

As secretarias estaduais que atuam para mitigar os efeitos das chuvas que afetaram parte do território fluminense informaram que o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender pelo menos 75 ocorrências nas últimas 24 horas (até 16h desta quarta-feira). A maioria dos atendimentos foi referente a cortes de árvores (54).

Durante a reunião, Castro também pediu nova atualização de classificação de riscos pelos municípios que têm enfrentado problemas com enchentes e deslizamentos de encostas e agilidade nas análises de documentos e solicitações de recursos para obras de contenção, limpeza e reconstrução de estradas estaduais, e construção de moradias nos municípios que ainda têm desabrigados e desalojados.

  • Outra preocupação nossa são com as notícias de tentativas de fraudes do Cartão Recomeçar (que concede ao cidadão R$ 3 mil, em parcela única, para cobrir despesas com mobiliário residencial, eletrodomésticos e materiais de construção). Embora ainda não tenha nada detectado junto aos trâmites do Governo do Estado, pedi à Controladoria Geral do Estado que fique em alerta constante e auxilie a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos no que for preciso – adiantou Castro.

Atenção às estradas

Equipes do DER-RJ estão monitorando as estradas estaduais em todo o território fluminense. Funcionários do departamento trabalham, por exemplo, na RJ-152 com ações emergenciais, no trecho entre Cantagalo e Euclidelândia (km 43), na Região Serrana, onde houve um rompimento na tubulação de drenagem da rodovia. Por motivos de segurança, a via permanece parcialmente interditada até a conclusão dos serviços de reparo, prevista para esta sexta-feira (26).

O tráfego no local funciona em sistema “pare e siga” para veículos leves e com interrupção total para veículos pesados (de carga), que devem seguir como rota alternativa, a RJ-166, RJ-116 e RJ-164.

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE