Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Gripe: Prefeitura confirma aumento de casos e preocupação

"População deve se imunizar", pede a PMT. Tenda pode ser montada ao lado da UPA se número continuar crescendo

Em nota encaminhada para a redação do jornal O Diário e Diário TV, a Prefeitura Municipal de Teresópolis confirmou que houve aumento de casos da gripe H1N1 no município nos últimos dias, em decorrência do surto viral no Estado do Rio de Janeiro. Este surto se deve, principalmente, pela cobertura vacinal não ter sido suficientemente atingida até o momento. “De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Teresópolis atingiu a cobertura vacinal (de 90%), apenas entre os trabalhadores de saúde (95,2%). Entre os grupos prioritários a taxa é a seguinte: crianças (76,7%); gestantes (67,7%); e puérperas (73,7%)”, explicou a SMS, no documento divulgado pela Assessoria de Comunicação. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o município conta com estoques de vacinas contra o vírus da Influenza, e as doses podem ser aplicadas em todas as unidades de saúde da cidade e interior.
A Secretaria Municipal de Saúde segue as orientações do MS e SES-RJ, quanto às iniciativas para conter o surto da H1N1. Desta forma, campanhas de imunização são realizadas constantemente em diversos pontos da cidade para reforçar a importância da vacinação, em especial dentre o público-alvo (crianças, gestantes, puérperas e idosos). “Quando à confirmação sobre casos de crianças internadas com gripe, a Prefeitura Municipal de Teresópolis informa que segue em apuração junto à Secretaria Municipal de Saúde. Tão logo recebermos uma resposta, enviaremos a informação”, destaca ainda a PMT. Ainda em resposta a pedido de informações feito pelo Diário, a SMS disse que, no início da tarde desta quarta-feira, não havia pacientes na UPA aguardando transferência para outros hospitais – pelo menos em casos relacionados ao H1N1.

Locais de atendimento
Devido ao atual surto da gripe Influenza A, a Secretaria Municipal orienta para que toda a população procure se proteger da contaminação. As formas de proteção contra a gripe sãos as mesmas já indicadas durante a pandemia de Covid-19: Uso de máscaras em locais abertos e fechados; higienização constante das mãos; e distanciamento social. Os atendimentos ocorrem nas unidades de saúde da cidade e interior, nos dias de semana, de 8h às 17h. Nos sábados, o atendimento também ocorre nas unidades da Fonte Santa, Meudon e Rosário, através do programa “Saúde na Hora”, no mesmo horário.

Novas medidas de atendimento
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, caso a demanda por gripe Influenza A continue a aumentar em Teresópolis, algumas medidas serão ajustadas para ampliar a oferta de serviços e tratamento da população. A SMS estuda a instalação de uma tenda próximo à UPA 24H, a fim de receber pacientes com suspeita de gripe; além de aumentar a equipe pediátrica que trabalha no Cemusa (São Pedro), com horário também ampliado.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Avenida será fechada para evento. Confira as mudanças no trânsito no Alto

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

MAIO LARANJA: Conselho Tutelar de Teresópolis levanta bandeira contra violência sexual infantil

Jiu-jitsu: atletas do CIEP da Fonte Santa ganham mais 16 medalhas

Câmara pede à PF informações sobre a “viagem do prefeito à Disney”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE