Em audiência pública realizada na noite desta segunda-feira (24/7), o prefeito Zelito Tringuelê anunciou desconto de 30% no IPTU 2017 à vista ou em até cinco parcelas. Em vez do dia 10, a data dos pagamentos será alterada para o dia 20.
Além disso, o prefeito reforçou que as pessoas acima dos 65 anos que recebam até dois salários mínimos e que tenham apenas um imóvel e residam nele podem pedir isenção.
O subsecretário Municipal de Fazenda, Ernane Dias, explicou que os valores foram atualizados, por conta da aplicação da Lei Municipal 436/2002, que foi questionada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). A legislação nunca foi aplicada desde sua aprovação na época.
O não cumprimento da orientação do TCE-RJ poderia acarretar em sanções administrativa e judicial contra os gestores do município que poderiam responder por prevaricação (quando o servidor público deixa de cumprir atos do ofício) e renúncia fiscal (renúncia de receita com base na Lei de Responsabilidade Fiscal).