Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guarda Municipal começa a rebocar carros abandonados em Teresópolis

GCM tem recebido grande número de reclamações de veículos em calçadas ou ocupando vagas

Atendendo a um grande número de denúncias, a Guarda Civil Municipal voltou a intensificar o veículo de remoção de veículos abandonados ou “esquecidos” em calçadas e vias públicas, atrapalhando a passagem de pedestres ou até o transporte coletivo. A situação tem sido frequente em vários bairros do município e, na noite da última quarta-feira (07), quatro deles foram visitados pelo reboque da secretaria municipal de Segurança. Nove automóveis, e em alguns casos o que sobrou deles, foram removidos para o Depósito Público Municipal, em Três Córregos. As ações ocorreram em São Pedro, Pimentel, Rosário e Araras.
No Pimentel, por exemplo, havia o que já foi um bonito Opala. Apesar de ainda ser um automóvel bastante cobiçado, pelas qualidades e valor comercial, o “oitentão” havia sido praticamente todo desmontado – provavelmente para ser reformado. Porém, enquanto seu proprietário não conclui sua reforma, ele estava ocupando a passagem de pedestres. Um Chevette nas mesmas condições foi encontrado em São Pedro. A promessa da GCM é que outras localidades serão visitadas nos próximos dias. Antes de rebocar os veículos ou sucatas, os agentes deixam uma notificação no vidro, dando uma semana para que os proprietários encontrem um local adequado para deixa-los.

Multa e diária
A proposta é intensificar a fiscalização a fim de manter o ordenamento do trânsito, garantir o direito de ir e vir e a prestação de serviços essenciais aos cidadãos, como os de coleta de lixo, de transporte público e de socorro. Caso os veículos adesivados permaneçam no local após o período indicado, eles são removidos pela equipe de fiscalização até o Depósito Público Municipal, em Três Córregos, no 2º Distrito. Para reaver o veículo, o proprietário terá que quitar multa e arcar com os custos de remoção e despesas da diária do depósito.

Ônibus e entregas atrasadas
Em muitos locais, veículos têm sido abandonados ou “esquecidos” em vias públicas, muitas vezes atrapalhando a passagem de ônibus e caminhões, principalmente. Em locais mais populosos, como São Pedro, atrasos na prestação de serviços têm sido frequentes por conta do desrespeito às normas previstas do Código de Trânsito Brasileiro.

GCM vai agir mais
A Guarda Civil Municipal trabalha incessantemente para coibir o estacionamento irregular na cidade, mas o conscientização do motorista precisa ser exercida. Esse é o apelo que faz o comandante da GCM Gil Wellington. “A gente recebe denúncias direto da própria Viação Dedo de Deus para vir verificar carros estacionados no espaço de manobra próximo ao Hospital da Beneficência, que atrapalha muito. É o desrespeito que a gente fala com o coletivo, por que uma pessoa que está utilizando o serviço de saúde atrapalha o ônibus que também trás pessoas para serem atendidos também, pra ser beneficiada com o tratamento médico. A Guarda Municipal vem trabalhando, vem rebocando, a gente tira aqui no mínimo três, quatro carros por semana, mas tem que haver também uma conscientização da população, do motorista que vem aqui e entender que todos precisam se utilizar da via, não só ele. O secretário de segurança do município, Marcos Antônio Da Luz, veio com uma determinação nova em uma reunião na semana passada de criar uma nova dinâmica por conta da implantação do estacionamento rotativo, com isso ele quer que a gente se dedique mais aos bairros. A gente vem fazendo campanhas pedindo para o motorista se conscientizar, mas tem hora que tem que se utilizar de medidas administrativas que é rebocar, remover para o depósito, notificar. Então a Guarda vai, nessa segunda quinzena de agosto, estar mais atuante nos bairros”, alertou Gil Wellington.

  • DIÁRIO MULTIMÍDIA – Não é autorizada cópia de matérias e fotos do site mesmo com crédito

Edição 21/09/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mais 290 crianças aprendem sobre educação no trânsito em Teresópolis

Fórum vai debater soluções para a mobilidade urbana de Teresópolis

“Papo com a Feh!”: Programa na Diário TV com bate-papo, informação e culinária

Na Cúpula do Futuro, Lula fala em “falta de ousadia” da ONU

Turismo de experiência em Teresópolis, transformando viagens em vivências memoráveis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE