A missa de Sétimo Dia seguinte a morte do empresário e ex-prefeito Marcio Catão foi marcada para a próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 18h30min, na igreja de Santa Teresa, na Várzea, data que será celebrada homenagem ao seu irmão Mozart, morto em acidente no Aconcágua, 25 anos atrás, em 3 de fevereiro de 1998. Foram muitas as homenagens ao político, que nos deixou aos 59 anos apenas na madrugada do sábado passado. Nas redes sociais, em todas as postagens sobre a triste notícia que pegou a todos de surpresa, foram muitos os comentários, muitos lembrando a gentileza e a generosidade com as pessoas, que era marcante em sua personalidade.
A Câmara Municipal homenageou Márcio Catão com 1 minuto de silêncio na sessão extraordinária desta segunda-feira, 30 e, ainda no sábado, o prefeito Vinícius Claussen decretou luto oficial de três dias na cidade, Decreto 5909, publicado em Diário Oficial Extraordinário, enviando as condolências à família do empresário. “É com muita tristeza que informamos o falecimento do nosso ex-prefeito Márcio Catão, uma pessoa que trabalhou muito por nossa cidade”, disse. O Conselho Regional de Administração também lançou nota de pesar, desejando forças à família e aos amigos para superar o momento de perda, lembrando que o sócio-administrador da viação Teresópolis era portador de um caráter prestativo e um ser humano indescritível. “O Carisma de Márcio Catão ultrapassava fronteiras e sua legião de amigos o adorava”, ressaltou o conselheiro e diretor de Educação, Estudos e Pesquisa do CRA-RJ e professor titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos, Adm. Jucimar Secchin.
Sepultado na tarde deste sábado, 28, o empresário e ex-prefeito de Teresópolis Marcio Hastenreiter Catão tinha 59 anos. O velório ocorreu na capela São Francisco de Assis, no Vale Paraíso, a partir das 11h da manhã, com sepultamento às 16h, no cemitério municipal Carlinda Berlim, para onde acorreram também muitos amigos, os familiares, diversos vereadores e secretários municipais, e muitos empresários e representantes de entidades de classe. Diretor da viação Teresópolis, por muito tempo superintendente do Shopping Teresópolis, Márcio Catão foi eleito vice-prefeito em 2012, assumindo a Prefeitura por três curtos períodos entre agosto de 2015 e janeiro de 2016.
Teresopolitano filho de Maria José e Joel Catão, irmão de Marco Aurélio, Marcelo e do montanhista Mozart Catão, falecido em 1998, na tragédia do Aconcágua, Catão era casado com Cristiane Aguiar. Aluno do CEEB, onde fez o curso fundamental e da FESO, onde formou-se em administração de empresas, o empresário estava internado no HCT, cuidando de um herpes zoster, piorando o seu quadro, indo ao CTI, falecendo durante a madrugada.
Muito querido e com o nome sempre lembrado para uma possível candidatura a prefeito, Catão decidiu sua candidatura a vice-prefeito em 2012, única vez que foi candidato, concorrendo ao lado do então vereador e prefeito interino Arlei Rosa na cabeça de chapa, sendo os mais votados com votos válidos. Secretário de Projetos Especiais da Prefeitura, aproximou o empresariado ao governo, liderando movimentos pelo embelezamento da cidade e na preparação para a recepção da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014. No cargo de prefeito, reduziu o número de secretarias, buscou regularizar os salários dos servidores em atraso, e procurou pacificar a política, interagindo bem com o empresariado e a Câmara Municipal. Apesar do conturbado período em que ocupou a Prefeitura, Marcio Catão concluiu algumas obras iniciadas pelo prefeito afastado e cassado, Arlei, entre elas a reforma da praça Olímpica.