Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hotéis e pousadas ganham mão de obra especializada

Turismo entrega certificado a alunas do curso gratuito de camareiras

Cerca de 20 alunas inscritas no curso gratuito de camareira para meio de hospedagem receberam nesta segunda-feira (3), o certificado de conclusão do treinamento. Resultado de parceria entre as secretarias de Turismo e de Cultura e dos hotéis Athos e Alpina, o curso não teve custos para a Prefeitura. “Essa iniciativa foi realizada pela necessidade, apontada pelos donos de hotéis e pousadas, de aperfeiçoar a mão de obra local. A ideia é que as alunas repassem os conhecimentos e técnicas aprendidos no curso para suas colegas de trabalho. Futuramente serão abertas novas inscrições para atender também os hotéis do interior do município”, explicou Cléo Jordão, Secretária Municipal de Turismo e de Cultura, acompanhada pelo Subsecretário de Turismo, Henrique Silva.
Com pousada em Teresópolis e Guapimirim, o empresário Rogério Gomes inscreveu duas funcionárias no curso. “Iniciativa muito importante. As camareiras aprenderam coisas novas e aperfeiçoaram aquilo que já sabiam. Com o hóspede bem atendido garantimos a preferência”, opinou. “Além de dar mais valor ao trabalho que realizam, as camareiras mudam a postura e reconhecem a importância da profissão”, assinalou a gerente Ana Beatriz Saraiva.
As alunas aprovaram as aulas. “Aprendemos a melhorar o serviço que já fazemos e também um sistema mais prático de limpeza”, comentou Cintia Carvalho. “Gostei de tudo. Aprendi muita coisa nova e aperfeiçoei o que já sabia fazer”, relatou Romilda Gomes. “Também aprendemos a nos comunicar de forma correta com o hóspede, sempre com simpatia. Foi um curso bastante interessante”, concluiu Ana Luiza Oliveira.

O curso
Com carga horária de 30 horas, e promovido no período de 22 de outubro a 26 de novembro, o treinamento teve as aulas teóricas realizadas no auditório da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. Já as aulas práticas aconteceram nos hotéis Athos, em Araras, e Alpina, no bairro Golfe. 
Com 22 anos de experiência em hotelaria, a instrutora Cida Martins aplicou os conhecimentos nas áreas de hospedagem e acolhimento adquiridos durante sua passagem pelo Copacabana Palace e pelas redes Sheraton, Othon e Hilton, entre outras.  “Fiz essa parceria com a Prefeitura para aprimorar os serviços neste segmento, e que são muito importantes numa cidade turística”, pontuou. “Percebi que hotéis e pousadas precisavam de um toque mais profissional. Daí, surgiu a ideia dessa troca de experiências, de dar um toque especial e encantar o hóspede”, acrescentou.

No conteúdo, o processo de arrumação, técnicas para tornar mais rápidas a limpeza e higienização dos apartamentos, conceitos e princípios de atendimento ao hóspede. “Elas também aprenderam a fazer mimos para surpreender e encantar os hóspedes, com novas dobraduras com toalhas. E também técnicas de limpeza para ter agilidade e qualidade, para que os clientes fiquem satisfeitos. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE