O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Gerência de Recuperação de Passivos Ambientais (Gerpassi), vinculada à Diretoria de Pós-Licença e Fiscalização Ambiental (DIRPOS), encerrou o ano de 2025 com uma entrega estratégica para a gestão ambiental fluminense: a atualização do Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas do Estado do Rio de Janeiro (CACR-RJ). “A atualização é importantíssima. Quanto mais abrangentes e transparentes forem as nossas políticas, maior será o avanço neste setor que exige esforços contínuos. Sem dúvidas, essa nova edição vem para nos fortalecer”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi,
Mais do que uma listagem administrativa, o CACR-RJ consolida-se como uma ferramenta essencial de gerenciamento, planejamento e transparência pública, reunindo informações técnicas fundamentais para o acompanhamento dos passivos ambientais no território estadual. A nova edição amplia a abrangência e a qualificação dos dados disponíveis, incorporando duas categorias estratégicas para o monitoramento ambiental:
- Vazadouros municipais: mapeamento atualizado das áreas utilizadas para a disposição irregular de resíduos sólidos;
- Áreas de Acidentes Químicos: inclusão de locais onde ocorreram acidentes envolvendo produtos químicos perigosos que demandaram atendimento emergencial por parte do Inea.
- A atualização reforça o compromisso institucional do Inea com o cumprimento da Resolução Inea nº 309/2024, assegurando à sociedade o acesso a informações ambientais precisas, técnicas e permanentemente atualizadas.
Análise para o próximo ano
Com a base de dados fortalecida ao longo de 2025, o Inea já definiu metas estratégicas para o próximo ciclo. A principal entrega prevista para 2026 é o Relatório Diagnóstico de Áreas Contaminadas e Reabilitadas do Estado do Rio de Janeiro.
O documento será elaborado em estrito cumprimento à Resolução CONAMA nº 420/2009 e à Resolução Inea nº 309/2024, com o objetivo de apresentar um panorama técnico detalhado que subsidie a formulação de políticas públicas mais eficientes e oriente ações de remediação ambiental de forma ainda mais assertiva em todo o território estadual. O trabalho contínuo da equipe técnica do Inea reafirma o compromisso da instituição com a prestação de um serviço público de excelência, garantindo que o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro avance de forma integrada à segurança ambiental e à proteção da população.







