Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea conscientiza população após avistamento de onça-parda

Equipe da Reserva Biológica de Araras percorreu condomínios onde é comum que animais silvestres apareçam

Nesta última sexta-feira (05), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Reserva Biológica Estadual de Araras, promoveu encontros com a população do município de Petrópolis a fim de conscientizar a mesma a respeito da fauna local. A atividade surgiu a partir de avistamentos de uma onça-parda (Puma concolor) e um gato jaguarundi (Puma yagouaroundi) em condomínios da região de Araras. A fim de acalmar os moradores e dar orientações sobre como proceder em encontros com animais silvestres, o gestor e guarda-parques da unidade de conservação visitaram os dois condomínios em que os felinos foram avistados. A equipe percorreu os locais e conversou com os moradores, que tiraram dúvidas e aprenderam sobre a importância destes animais para o equilíbrio ecológico da região.
“Precisamos entender que estes animais estão na casa deles, o ser humano que invadiu o habitat deles. A região de Araras é uma área extremamente preservada. Caso o animal esteja numa área urbana, a unidade de conservação mais próxima pode ser acionada para resgatar e avaliar o animal, que será devolvido à natureza. O importante é sempre manter a calma em uma situação de encontro”, explica o presidente do Inea, Philipe Campello.
Dentre as diversas técnicas para garantir a segurança tanto do ser humano quanto do bicho, a prevenção é a primeira a ser executada. Os técnicos da Rebio Araras orientaram os moradores a manter as lixeiras tampadas, os animais domésticos protegidos e sempre procurar o Inea caso surjam dúvidas ou algum animal silvestre pela área. “A unidade de conservação se mantém à disposição da população petropolitana”, divulgou a Rebio Araras.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Temporal mata cinco pessoas no estado do Rio

LADRÕES DE RESIDÊNCIAS: Troca de tiros e quadrilha presa na Barra do Imbuí

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Bolsonaro não responde à PF em depoimento sobre golpe de Estado

Governo do Estado atua nas cidades afetadas pelas chuvas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE