Esta semana o Inea – Instituto Estadual do Ambiente anunciou que somente no primeiro semestre deste ano o Programa Limpa Rio Comunidade já beneficiou 300 rios e canais situados em comunidades de 31 municípios fluminenses, com o serviço de remoção de 49 mil metros cúbicos de resíduos em mais de 118 quilômetros de extensão desses corpos hídricos. “Promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Inea a iniciativa visa mitigar as inundações decorrentes do transbordamento desses cursos d’água, promovendo melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas”, divulgou o órgão do governo estadual. Em Teresópolis, equipes do Instituto estão trabalhando no Rio Imbuí, no bairro do Caleme. A reportagem do jornal O Diário e Diário TV questionou sobre possível intervenção no principal curso d’água do município, o Paquequer, mas o Inea não se pronunciou sobre o assunto.
O Limpa Rio Comunidade surgiu porque o programa Limpa Rio, que originalmente utiliza maquinário para o trabalho, tem dificuldade de acesso com os equipamentos aos locais que necessitam do serviço. Por isso, a iniciativa envolve a comunidade local para recolher, reduzir e, em alguns casos, eliminar o descarte de resíduos de rios e canais. “Estamos levando esse programa para dentro das comunidades com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioambiental, como as que residem nas margens de rios e canais e, por isso, são as mais afetadas pelas enchentes”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Além dos rios, o programa Limpa Rio Comunidade realiza também a desobstrução de bueiros para melhorar o fluxo e escoamento de água nas áreas urbanas. Os municípios fluminenses beneficiados com essas intervenções são Angra dos Reis; Araruama; Barra do Piraí; Belford Roxo; Cambuci; Carapebus; Duque de Caxias; Engenheiro Paulo de Frontin; Iguaba Grande; Itaocara; Itaperuna; Itatiaia; Japeri; Macaé; Macuco; Miguel Pereira; Nova Iguaçu; Petrópolis; Pinheiral; Piraí; Quatis; Quissamã; Resende; Rio das Ostras; Rio de Janeiro; Santo Antônio de Pádua; São Fidélis; São Pedro da Aldeia; Teresópolis; Valença e Volta Redonda.