Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Instituto Federal do Rio de Janeiro inicia cursos em Teresópolis

Luiz Bandeira

Nesta segunda-feira, 16, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ), através do reitor da instituição de ensino professor Rafael Barreto Almada, realizou a “Aula Magna” voltada aos 128 alunos habilitados e matriculados nos cursos gratuitos de Balconista de Farmácia, Assistente Administrativo, Assistente de Logística e de Microempreendedor Individual em Teresópolis. A abertura de vagas para esses cursos atende a expectativa da população por uma maior oferta de educação pública gratuita e de qualidade no município. O projeto é resultado de acordo oficializado em julho, pelo Prefeito Vinicius Claussen com o IFRJ, e está sendo tocado através de parceria entre a prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, o Instituto Beneficente Batista Monte Hermom e o IFRJ.

Antes da aula inaugural, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, disse que o Instituto vem trabalhando em todo o estado para ampliar a oferta de cursos de qualificação profissional. “Hoje são 17 mil estudantes em todo o estado, são 15 unidades e a ideia nossa é expandir em unidades, em cidades que têm um alinhamento de pensar a formação e a qualificação dos trabalhadores. Então a gente encontrou em Teresópolis esse alinhamento das políticas, melhorias na área de empreendedorismo, na área da qualificação profissional, na área da otimização e uso das tecnologias para melhorar o ensino, então o Instituto Federal do Rio de Janeiro é alinhado com essa proposta porque a gente pensa em formação de um profissional antenado com o quê está acontecendo no mundo”, frisou.

Pastor Humberto, do Instituto Monte Hermom, prefeito Vinicius Claussen e o reitor do IFRJ presentes da “Aula Magna” dos quatro cursos de qualificação profissionais que começam agora na Casa do Trabalhador

A seguir, o reitor acrescentou que essa é a missão do IFRJ que encontrou aqui em Teresópolis demanda para atender. “Pensar em tecnologia, pensar em inovação, pensar em qualificação, requalificação e novas ofertas de cursos é o nosso caminho, então a gente está muito feliz de estar em Teresópolis, eu acho que é uma longa trajetória de formação que a gente quer fazer, a gente já percebeu que tem demanda e a gente pensou cursos alinhados com a prefeitura, com as secretarias então a gente entende que esse público vai se somar àqueles estudantes que já estudam no Instituto e a gente vai caminhando e cada vez mais expandindo para o estado”, concluiu Rafael Almada.

Grande participação

Várias autoridades estiveram no evento, entre eles secretários municipais de várias pastas, vereadores, representantes do judiciário além do prefeito Vinicius Claussen, que destacou as iniciativas do seu governo na área de educação e qualificação profissional. “Nós inauguramos aqui a Casa do Trabalhador com o governador Claudio Castro e desde então a casa já formou muitas pessoas, temos uma parceria linda com o CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), que foi realmente uma realização do nosso governo, a própria FAETC que foi totalmente revitalizada e agora estamos concretizando essa grande parceria com o nosso reitor Rafael Almada do IFRJ e vamos hoje inaugurar quatro cursos, entendendo que o trabalhador precisa de capacitação”.

O prefeito acrescentou ainda que muitas vezes há uma vaga de trabalho, mas não há um profissional que tenha qualificação para atender essa oferta e que com esses cursos isso começa a mudar. “Muitas das vezes mais que uma carteira assinada é oferecer a capacidade de gerar renda e quando a gente fala de tecnologia, de empreendedorismo, políticas públicas que vão abraçar o trabalhador e o trabalhador vai levar esses conselhos pra dentro de casa nós estamos fazendo um abraço social porque não há nada mais digno e humano do que o emprego e a renda para a família”, concluiu o prefeito.

A Casa do Trabalhador está sediada no Instituto Beneficente Batista Monte Hermom, Rua Luiz Noguet Jr, 100, Bairro de São Pedro

Local do curso

O Instituto Monte Hermom, na Rua Luiz Noguet Jr, 100, Bairro de São Pedro, sempre buscou atender a sociedade teresopolitana, mas sobretudo dar oportunidade aos moradores do bairro de São Pedro, como disse o presidente do instituto, Pastor Humberto Siqueira. “O Instituto ele sempre existiu com essa intenção de fazer o bem à comunidade aqui do bairro de São Pedro, de Teresópolis e uma das coisas que nós sempre objetivamos com o Instituto era exatamente a formação profissional. Então nós recebermos aqui o Instituto Federal, numa parceria com a prefeitura, pra nós é um dia marcante, é um dia histórico. Você imaginar que no Bairro de São Pedro que é o maior bairro populacional na nossa cidade nós temos uma universidade aqui com esses cursos, então eu penso que é algo grandioso pra todos nós, para todo teresopolitano e principalmente para o nosso bairro”, comemorou pastor Humberto Siqueira.

As vagas

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, falou sobre a oferta destes cursos. “São quatro cursos, todos gratuitos, 128 vagas oferecidas, foram 360 pessoas inscritas, mais 18 pessoas que serão professores, coordenadores e organizadores. A Casa do Trabalhador já faz um trabalho de atendimento e formação ou social com Instituto Batista Monte Hermom, mas agora a gente amplia essas ações oferecendo uma qualificação mais formal, mais técnica, em especial para aquele trabalhador que está indo ao mercado de trabalho ou retornando pras suas atividades”, indicou o secretário.

Importante informar que houve um processo seletivo de contratação de professor e pessoal de apoio às atividades administrativas e pedagógicas para atuar nesses quatro cursos. Os cursos são oferecidos nos turnos da manhã, da tarde e da noite, na Casa do Trabalhador sediada no Instituto Beneficente Batista Monte Hermom, Rua Luiz Noguet Jr, 100, Bairro de São Pedro.

Tags

Compartilhe:

Edição 12/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como pedir a renovação ou a segunda via da CNH pelo Posto Digital

Rua Dr. Aleixo permanece interditada e buraco gera transtornos para a população

prefeitura

Em apenas dois meses, prefeitura recebeu mais de R$ 30 milhões do governo estadual

Dia Mundial do Lazer: Sesc oferece atividades que unem tecnologia e diversão

Mulher presa após furtar 19 peças de roupa e calçados em loja na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE