Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Instituto Niemeyer conhece a escola Ginda Bloch

Prédio tombado como patrimônio histórico em 2013 foi reconhecido pelo Instituto como projeto do arquiteto Oscar Niemeyer por empenho da Cultura

Wanderley Peres

O presidente do Instituto Oscar Niemeyer de Políticas Públicas, Culturais e Econômicas, Paulo Sérgio Niemeyer, e o vice-presidente do instituto, Thiago Sanderson, visitaram Teresópolis na última quinta-feira, 10, quando conheceram a Escola Municipal Ginda Bloch, sendo recebidos pela equipe diretiva da unidade escolar e pelo diretor da Casa da Memória Arthur Dalmasso, Rafael Correia da Silva. Durante a visita, o grupo conheceu o prédio histórico e conversou sobre alinhamento para futuro convênio entre a Prefeitura e o Instituto Niemeyer, com o objetivo de adequar a Escola Ginda Bloch – que atende 412 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em dois turnos – às necessidades atuais de educação, respeitando as características do imóvel.

A FESO construiu um muro de proteção de seu terreno dentro do espaço da escola,

Tombada como patrimônio histórico e cultural do município em 2013 por conta de suas características únicas, a Escola Municipal Ginda Bloch foi inaugurada em 30 de abril de 1970, presente do empresário Adolpho Bloch ao município, sendo engenheiro da obra seu irmão Jayme Bloch. Tido o projeto arquitetônico como do arquiteto Oscar Niemeyer, o reconhecimento da obra, o entanto, só ocorreu cerca de 40 anos depois, em 2010, a partir de trabalho da Casa da Memória Arthur Dalmasso, que buscou o Instituto para a validação da informação até então oral, considerando que o importante projeto arquitetônico não estava listado entre as obras de Niemeyer. Ao mesmo tempo, dossiê da Cultura apontando para o valor histórico do prédio e da praça Nilo Peçanha, a única do município que ainda mantinha as características originais de sua construção, no final dos anos 1910, a municipalidade promoveu o tombamento dos patrimônios históricos, pelo Decreto Lei 4338, assinado em 29 de abril de 2013, com empenho da Secretaria de Cultura e do Ministério Público.

O interesse do Instituto Niemeyer pelo projeto arquitetônico é a nota positiva da semana para a memória municipal. Além de inserir o prédio no rol das obras de Niemeyer, o Instituto se revela um aliado importante para a conservação das características do bem. Embora seja tombado como patrimônio histórico do município, vez por outra a escola Ginda Bloch e a sua praça também única sofrem agressões. Sem licença da Cultura foi construído banheiro no ponto de táxi da praça, sem a prefeitura saber – até onde se sabe – a FESO construiu um muro de proteção de seu terreno dentro do espaço da escola, que vários secretários já tentaram transformar em escolão, colocando em risco sua integridade, comprometendo ainda o bom ensino na escola que é referência na rede municipal. Até mesmo por parte da Câmara Municipal, onde alguém devia se preocupar com o patrimônio histórico, a escola correu risco. Ano passado, foi aprovado no Legislativo Municipal pedido de construção de cobertura para a sua quadra, como se a obra fosse possível, porque interfere frontalmente no conceito arquitetônico do prédio, que se refere a objetos escolares.
O tombamento da escola, inclusive, surgiu a partir de uma agressão sofrida. Por volta de 2008/2009, o ambientalista Vidocq Casas denunciou ao Ministério Público uma obra na escola que estaria irregular porque o prédio seria tombado. Acionada em 2010 a Secretaria de Cultura informou ao MP que o prédio não era tombado, mas que deveria ser e que estava se empenhando pelo tombamento, anexando dossiê onde provava ser o prédio projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, informações que foram encaminhadas ao Instituto Niemeyer, recém-criado.

O Instituto Niemeyer, desde 2010

O Instituto Niemeyer de Políticas Públicas, Culturais e Econômicas, foi criado em 2 de junho de 2010, pelo seu Presidente de Honra Oscar Niemeyer e seu bisneto e principal colaborador Paulo Sérgio Niemeyer, para difundir as ideias de conceito urbano social, que sempre norteou sua criação arquitetônica e seus princípios humanistas. E também preservar o imenso legado de sua genial obra. O instituto tem como missão criar e apoiar projetos inspirados na filosofia de vida de Oscar Niemeyer, avançando sempre na busca de uma sociedade justa, equilibrada e solidária.
Tem uma equipe de profissionais de assessoria sobre questões de análise, reestruturação, reengenharia urbana, criação de planos de metas a partir de demandas reais, estatísticas e outros serviços que podem ajudar a planificar e direcionar políticas públicas para planos estratégicos, metas e programas de governo.
O intuito é fomentar plataformas que estejam comprometidas com o bem público e ações que possam solucionar a complexidade urbana do país e a abordagem dos problemas urbanísticos, que envolve o que mais atinge o dia a dia das pessoas – mobilidade, saneamento, segurança, estrutura educacional prioritária, equipamentos culturais, zoneamentos econômicos, ampliação do IDH e ações que façam todo o tecido urbano ter parâmetros de sustentabilidade responsável e ativo, numa profícua sinestesia entre campo, áreas industriais, de comércio e principalmente suas periferias, reais e simbólicas.
Entre os objetivos do instituto estão: Promover e incentivar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação; criar, gerir, manter, fomentar, apoiar, transferir, licenciar e estimular a criação e o aprimoramento de atividades relacionadas ao setor produtivo, principalmente, relacionados à inovação, incluindo todos os tipos, variações e desdobramentos de ativos de propriedade industrial e intelectual; e firmar convênios, acordos e ajustes congêneres com outras instituições, de naturezas públicas ou privadas nacionais ou estrangeiras.

Tags

Compartilhe:

Edição 03/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cultura de Raiz completa 16 anos de muita tradição em Teresópolis

UPAm Três Picos apura crime ambiental em Vargem Grande

CHEGADA DE FRENTE FRIA: Defesa Civil de Teresópolis em alerta para chuvas intensas no final de semana

Feira do Rolo no próximo domingo em Teresópolis

Vestibular EaD Unifeso com inscrições abertas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE