Wanderley Peres
Prevista para a segunda semana de janeiro, a partir do dia 10, a entrega do carnê impresso do IPTU 2022, disponível também no site da Prefeitura, em www.teresopolis.rj.gov.br. Segundo o secretário de Fazenda, Fabiano Claussen Latini, a impressão começa no dia 3 de janeiro e o reajuste foi de 10,25%, tendo como parâmetro de atualização a variação acumulada dos últimos 12 meses do IPCA, no período entre outubro de 2020 e setembro de 2021, em conformidade com a Lei Complementar nº. 195/2015. “Pago à vista, o IPTU terá desconto de 15% para quem em cota única até o dia 31/01 e de 10% para quem quitar até o dia 28/02”, informa.
Sobre o recadastramento e fiscalização de imóveis com drones, anunciado no início do governo e que atingirá muitos contribuintes, que tem obras irregulares ou em desacordo com o informado no cadastro imobiliário, a prefeitura informa que contratou, por licitação, a empresa Consórcio Imperatriz, quem está elaborando o georreferenciamento aéreo urbano e rural para a elaboração da nova Planta Genérica de Valores, o PGV do município, em ações de sobrevôo que serão iniciadas em 2022.
“Com os dados do georreferenciamento, a Prefeitura terá a exata noção de onde há imóveis construídos, assim como poderá detectar irregularidades como obras construídas em áreas verdes ou sem a documentação exigida. A partir disso, a Prefeitura fará a atualização do cadastro imobiliário e da Planta Genérica de Valores, implementando um banco de dados atualizado do território do município e que poderá ser utilizado para ações nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, planejamento urbano, defesa civil, sistema tributário e meio ambiente, entre outras”, informou o secretário.