Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Jardins do Pórtico do Centenário continuam sendo atacados por ladrões

Plantas ornamentais estão sendo retiradas em diversos pontos. Comerciante relata ter presenciado crimes

Luiz Bandeira

O Pórtico do Centenário, que dá boas vindas ao visitante que entra em Teresópolis pela Avenida Rotariana, no Soberbo, passou por obra de revitalização executada por empresa privada em parceria estabelecida com a prefeitura dentro do projeto “Terê Tão Bela”. O acordo para a reforma foi assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen com o empresário Miguelangelo Pereira Peligrino, da empresa Vamila, por meio de um termo de adoção celebrado no fim de 2021. O acordo incluiu ainda a remodelação paisagística do jardim do entorno da estátua da Imperatriz Teresa Cristina, também no Soberbo. A obra que reformou e deu ao pórtico identidade visual renovada com características arquitetônicas inglesas ainda não foi oficialmente entregue, porém, na última semana, antes que houvesse a inauguração da reforma, mudas de plantas que fazem a ornamentação dos jardins, no entorno do Pórtico, começaram a ser furtadas. Os jardins reformados receberam mais de duas mil mudas de plantas, entre hortênsias, sunpatiens vermelhas e coloridas, lantanas, moréias, liríopes e bromélias imperiais.
Nesta quarta-feira, 04, a equipe do Jornal O Diário e Diário TV foi verificar como ficaram os jardins do Pórtico depois dos atos criminosos. Percebemos que algumas mudas já foram replantadas, mas é possível notar que há pequenos espaços deixados nos canteiros após os furtos. A entrada da cidade vem sofrendo com esses atos criminosos regularmente durante anos. Em janeiro de 2018 um empresário doou e coordenou o plantio de aproximadamente cinco mil mudas de hortênsias nas proximidades do pórtico, iniciativa semelhante foi realizada quatro anos antes, quando membros da sociedade civil se mobilizaram com o mesmo objetivo, plantaram muitas mudas de hortênsias, porém hoje, poucas plantas resistiram aos constantes furtos.

“Eu vou até o cidadão e tento conscientizar e você deixa a pessoas em uma ‘sinuca-de-bico’, sem graça. Você explica o projeto, mas a pessoa continua furtando”, diz o artesão Zinho Pecene

Artesão lamenta
O artesão Zinho Pecene, que se estabeleceu na Avenida Rotariana produzindo shapes para skate e longboard, artesanatos, além de manter uma pequena lanchonete, a Casa Z Terê, às margens da avenida, testemunhou por muitas vezes o furto de plantas no Soberbo. “Isso é um absurdo que vem acontecendo praticamente há anos, desde essa iniciativa em 2014 que teve o plantio das mudas de hortênsias. Até hoje a gente sofre muitos abusos aqui, eu tenho até um apito aqui no instituto, na hora que o ladrão age a gente apita e eu vou até o cidadão e tento conscientizar e você deixa a pessoas em uma ‘sinuca-de-bico’, sem graça. Você explica o projeto, mas a pessoa continua furtando”, lamenta o artesão.

Mesmo antes da inauguração, reforma dos jardins do Pórtico do Centenário sofre com furto de mudas

Ladrão devolveu
Em situação semelhante, em agosto do ano passado câmeras de segurança flagraram o momento que um homem desembarca de um carro e arranca com as mãos uma muda de pinheiro da espécie Cipreste Italiano plantado em um canteiro na calçada de uma casa no bairro de Iúcas. Seria mais um furto sem maiores consequências para o infrator se não houvesse um sistema de segurança para flagrar o crime. O dono do imóvel não deixou por menos e, de posse das imagens, acionou a polícia. A PM conseguiu identificar o automóvel, seu proprietário e em menos de doze horas do furto chegou até o suspeito que teria confessado o crime. Apuramos que ele ainda tentou devolver aos policiais a planta furtada, mas foi conduzido ao local do crime para que ele mesmo replantasse o pinheiro de onde havia sido retirado.
O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A lei prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite, e para os casos de furto de pequeno valor, como neste caso, permite diminuição ou até perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa, é o chamado furto privilegiado.

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE