Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Jequitibá Rei” de “Renascer” fica no Parque Estadual dos Três Picos

Famosa árvore da versão original da novela, na Bahia, morreu. Exemplar hoje em destaque está em Cachoeiras de Macacu

Marcello Medeiros

Estreou nesta segunda-feira (23), a nova versão da novela “Renascer”, da Rede Globo, que entre tantos destaques tem o famoso “Jequitibá Rei”. Mas, apesar da história se passar na Bahia, o original, dos anos 90, morreu, e o atual exemplar de Cariniana legalis na verdade é um dos principais atrativos da sede Cachoeiras de Macacu do Parque Estadual dos Três Picos, o gigante Jequitibá-Rosa. A sede administrativa do PETP fica no bairro de Boca do Mato (Estrada do Jequitibá, nº 145) e não há cobrança de ingresso para visitação, sendo a trilha para conhecer essa espetacular árvore uma das mais visitadas do local. Com nível de dificuldade leve, o trajeto tem 500 metros de extensão e passa por um riacho, uma caverna. O Jequitibá é considerado o símbolo dessa cidade, possui quase 40 metros e existe há pelo menos mil anos.

Assista o vídeo no nosso Instagram: https://www.instagram.com/reel/C2cf0B_uU4o/?igsh=MXF6aDRjMGZzeHNzOA==

Com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos também abrange dos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Silva Jardim. A unidade de conservação possui sedes em Teresópolis (Vale da Revolta) e Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim. O PETP foi criado em 2020 foi criado com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar; integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro; preservar nascentes e recursos hídricos que abastecem cidades vizinhas além de preservar espécies de fauna do bioma.

O personagem José Inocêncio, na primeira fase vivido por Humberto Carrão, no Jequitibá-Rosa de Cachoeiras de Macacu. Reprodução TV Globo


Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conta de água comercial com 100% de aumento ainda sem solução

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Ação conjunta prende homicida em Itaipava

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

Jacarandá, um lugar para visitar em qualquer estação do ano

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE