Maria Eduarda Maia
Berço de grandes nomes da “arte suave”, Teresópolis mantém viva a tradição do jiu-jitsu não só como um esporte de alto rendimento, mas também como ferramenta de transformação social. Para muitos, especialmente aqueles com Síndrome de Down, a modalidade vai além da competição, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e para o fortalecimento da autonomia. São esses atletas que mostram no tatame que o esporte é capaz de romper barreiras e abrir belos caminhos, sendo um motivo recorrente de orgulho para o nosso município. Com treinos constantes e espírito competitivo, os participantes reforçam o grande poder transformador que o esporte, nesse caso o jiu-jitsu, pode ter na vida das pessoas.
E esse cenário de inclusão ganhou ainda mais força durante o Campeonato Hélio Gracie, realizado no último final de semana, no Ginásio General Severiano, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Promovido pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro, o evento reuniu atletas de diferentes categorias e níveis técnicos, tendo como um de seus principais destaques a participação do Projeto Superação Down.


Com treinos constantes e espírito competitivo, os participantes reforçam o grande poder transformador que o esporte, nesse caso o jiu-jitsu, pode ter na vida das pessoas. Foto: Divulgação
Com mais de 20 atletas no tatame, o grupo apresentou desempenho de alto nível, mostrando técnica, disciplina e evolução. Entre os destaques estiveram Mateus, Jhonny Warol, Juliana e Erica, que representam o projeto com grandes atuações. Sob o olhar atento do Mestre Gugu Gomes, os alunos mostraram todo o preparo e dedicação durante as lutas. “Mais um evento com grande participação do projeto e todos os alunos desempenharam a melhor performance”, destacou o treinador.


Promovido pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro, o evento reuniu atletas de diferentes categorias e níveis técnicos, tendo como um de seus principais destaques a participação do Projeto Superação Down. Foto: Divulgação
Sobre o projeto
Criado há mais de 10 anos, o Projeto Superação Down é desenvolvido na Academia Pro Health e atende jovens com síndrome de Down, mostrando que esses meninos e meninas têm o poder de ir muito mais longe do que imaginam. A iniciativa nasceu dentro da ASSIND Teresópolis, idealizada por Pamela Canabal e Gugu Gomes, com o objetivo de promover inclusão por meio do esporte.


“Mais um evento com grande participação do projeto e todos os alunos desempenharam a melhor performance”, destacou o mestre Gugu Gomes. Foto: Divulgação
Ao longo dos anos, o projeto cresceu e ultrapassou as expectativas iniciais, levando atletas para grandes e renomadas competições. Mais do que resultados, a iniciativa transforma realidade, mostrando que o jiu-jitsu pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão e desenvolvimento, ressaltando que nosso município não é só referência na formação de campeões, mas também na construção de oportunidades para diversos jovens, que cada vez mais mostram seus talentos para além da Serra de Teresópolis.
Benefícios
Além das conquistas no tatame, o jiu-jitsu oferece uma série de benefícios que impactam diretamente a qualidade de vida dos praticantes. A modalidade contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio e da força física, ao mesmo tempo em que estimula a disciplina, o respeito e a concentração. Para pessoas com síndrome de Down, esses ganhos são ainda mais significativos, favorecendo a autonomia, a socialização e a autoconfiança. O esporte também atua como uma importante ferramenta terapêutica, auxiliando no controle emocional e promovendo bem-estar.






