Neste fim de semana (dias 07 e 08), a Região Serrana do estado será, novamente, palco dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). As competições de xadrez e de handebol serão realizadas em Teresópolis e em Friburgo, respectivamente, a partir das 8h. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ (FEERJ).
“Levar os Jogos Escolares para diferentes regiões do estado é uma forma de democratizar o acesso ao esporte e valorizar nossos jovens atletas. A edição deste ano já é histórica pelo número de inscritos, o que mostra o engajamento das escolas e o sucesso da política de interiorização do esporte”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer do estado, Rafael Picciani.
No sábado, a competição de xadrez ocorre no Geo Rose Dalmaso, em Teresópolis. A escola de tempo integral, vocacionada para o esporte, representa a Rede Municipal de Ensino de Teresópolis na competição. As partidas de handebol acontecem no Ginásio Esportivo Alberto da Rosa, em Friburgo. Ambas têm início às 8h e as categorias masculina e feminina. Já no domingo, o torneio de handebol continua no mesmo local e no mesmo horário.
As disputas também se espalham por outras cidades do estado. Mesquita recebe o futsal, Seropédica sedia o vôlei, a Penha será palco do taekwondo, e Resende do basquete. Todas as partidas a partir das 8h, com exceção do taekwondo, que começa às 9h. Já no domingo, é a vez de Campo Grande sediar o judô, Vassouras o xadrez, além da continuidade das competições de futsal, vôlei e taekwondo, mantendo os mesmos horários do dia anterior.
Os Jogos
Nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro, estudantes de 11 a 17 anos competem em 20 modalidades individuais e coletivas. As etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do estado. Este ano, o torneio bateu recorde histórico de participação, com mais de nove mil estudantes inscritos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, quase o dobro do recorde anterior, que era de pouco mais de cinco mil atletas.
Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico na competição.