Dando continuidade aos encontros semanais de formação do Programa “Jovem Alerta”, os adolescentes da área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Meudon participaram nesta terça-feira (03), de palestra sobre o tema “O perigo das construções em encostas”. Familiares dos jovens, integrantes do Rotary Club, representantes do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e equipe técnica do CRAS acompanharam a atividade, realizada no salão paroquial da Igreja de Santa Rita de Cássia. O arquiteto e urbanista, Nélio Paes de Barros, alertou para a necessidade de analisar esses locais antes de qualquer construção, de conhecer os tipos de inclinação e de vegetação adequadas para terrenos em encostas, destacando a importância da preservação ambiental e esclarecendo dúvidas. "É atribuição do CRAS a realização de atividades que melhorem a qualidade de vida das famílias referenciadas em nossa unidade", resumiu Tereza Alvares, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social.
Unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, o CRAS Meudon iniciou em julho o curso do Programa “Jovem Alerta”. São atendidos 41 jovens dos bairros Meudon, Coreia, Jardim Meudon e do Vale da Revolta, que pertencem à área de abrangência do CRAS, e também 15 adolescentes do município vizinho de São José do Vale do Rio Preto. Promovida desde 2018 em parceria pela Prefeitura/Secretaria de Desenvolvimento Social e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), a iniciativa é direcionada a jovens de 14 a 24 anos e tem o objetivo de despertar a autonomia, cidadania e a inserção no mercado de trabalho.
Desde julho são realizados encontros semanais com diversas temáticas ligadas às áreas social, de saúde e de formação cidadã, entre outras. "A etapa de formação curricular vai ajudá-los quando entrarem no mercado de trabalho formal. Eles serão encaminhados ao SINE para obter a carteira de trabalho e incluídos no Cadastro Único para inserção nos programas sociais do Governo Federal", explicou Marcos Jaron, secretário de Desenvolvimento Social.