Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Justiça mantém proibição de equipamentos de bronzeamento artificial 

Empresário de SC pretendia ser beneficiado por uma ação coletiva em SP

André Richter – Agência Brasil – Brasília 

A Justiça Federal decidiu manter a validade da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe o uso de equipamentos de bronzeamento artificial para finalidade estética.  

A decisão foi proferida na quinta-feira (25) e divulgada nesta segunda-feira pela Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que atuou no processo para defender a legalidade da norma, em vigor desde 2009.  

O caso foi julgado pela Seção Judiciária de Tubarão (SC). A juíza responsável pelo caso negou recurso de um empresário para derrubar a eficácia da resolução da Anvisa.  

O empreendedor pretendia ser beneficiado por uma das inúmeras decisões coletivas que suspenderam a norma sanitária e autorizaram clínicas de estética a oferecerem serviços de bronzeamento.  

De acordo com a magistrada Ana Lídia Monteiro, a liberação do bronzeamento artificial ocorreu apenas para as partes – empresas e pessoas físicas – de um processo coletivo que tramitou em São Paulo, não podendo ser aplicado em outra localidade, no caso, o município de Tubarão.  

Riscos

Na manifestação protocolada no processo, a AGU defendeu o poder da Anvisa para restringir serviços que possam causar riscos à saúde da população.  

Em 2009, a Resolução 56 da Anvisa proibiu o uso de equipamentos de bronzeamento artificial. Conforme a norma, não há como determinar nível seguro de exposição aos raios ultravioletas, que podem causar câncer de pele.  

Compartilhe:

Teresópolis 24/09/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

30º BPM completa 23 anos com destaque na manutenção da segurança na região

Prefeitura de Teresópolis dá desconto de até 100% sobre multa e juros para quitação de débitos à vista

Teresópolis cria comitê para monitorar efeitos do El Niño

Crise no Estreito de Ormuz já muda estratégia de importadores, diz CEO da Port Trade

Escola de Pais promove encontro sobre a formação dos filhos em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE