Maria Eduarda Maia
Teresópolis, devido sua potência rural no Segundo e Terceiro Distritos, é reconhecida como um importante polo para a produção de hortaliças folhosas, sendo líder no ramo no estado e enviando para diversas cidades as verduras derivadas em grande parte das famílias do campo. Entretanto, mesmo abastecendo 90% da capital carioca com suas folhagens e levando um alimento de qualidade para inúmeras famílias da região, a zona rural teresopolitana vem sofrendo com a constante intervenção do homem, que constrói estruturas que podem abalar com tal distribuição. Experiente no setor agrícola, o vereador e ex-secretário de agricultura José Carlos Fita Nogueira, mais conhecido como Zé Carlos da Estufa, esteve no programa do Hélio Carracena, na Diário TV, e falou sobre o crescimento urbano no interior e como isso está prejudicando o agronegócio.
“Hoje eu vejo muita mídia dizendo que Teresópolis é o maior produtor de folhagens, mas nossa cidade e o nosso interior estão virando uma área urbana, produzindo pouco”, afirma o vereador. Com o investimento de empresários em regiões como o Segundo e o Terceiro Distritos, a presença de loteamentos e grandes condomínios, por exemplo, tem sido cada vez mais comum no cenário rural, o que acaba contribuindo para a redução na produção das hortaliças. A falta de um olhar mais cauteloso dos recentes prefeitos para o campo é uma das frustrações de Zé Carlos da Estufa, visto que os mesmos possuem poder significativo para atuar na região. “A minha decepção é essa para tentar se reunir com os vereadores para ter uma bancada ruralista. Por que não?”, manifesta o ex-secretário de Agricultura, que na entrevista citou ainda outras dificuldades das famílias que defendem o seu sustento na lavoura e garantem o alimento na mesa de milhares de pessoas.
Parque de Exposições
Sobre o importante espaço localizado às margens da rodovia Teresópolis-Friburgo, abandonado há anos e que poderia ser utilizado para ações de apoio ao produtor rural, mas que foi transformado em um depósito de inservíveis do governo Vinicius Claussen, Estufa alerta que primeiro é preciso dar uma destinação correta ao que sobrou da frota municipal: “O Da Luz (secretário de Segurança) tentou muitas vezes para a gente fazer um leilão, mas não conseguiu. Hoje eu acredito que, mesmo não sabendo se pode fazer juridicamente, tem que mandar para a Câmara e fazer um leilão para uma instituição de caridade. Hoje já não consegue patrimoniar aquilo para leiloar, já que desmontaram tudo”.
Futuro na administração pública
Questionado pelo apresentador Hélio Carracena sobre uma possível colaboração ao novo governo, José Carlos pontuou: “Ele (Leonardo Vasconcellos) me chamou para assumir a secretaria de Parques e Jardins, para eu vir para a cidade e tomar conta de toda a estrutura. Mas eu, no meu interior, acho que não vou corresponder porque não conheço aqui. Eu teria que montar uma equipe que conheça Teresópolis muito bem”. A entrevista, na íntegra, pode ser vista no canal da Diário TV no YouTube.