Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lei Seca: 26 motoristas autuados por embriaguez em Teresópolis

Operação realizada em dois locais flagrou 16,3% dos condutores em situação irregular

Em duas operações, realizadas no último fim de semana, agentes da operação Lei Seca flagraram 26 motoristas dirigindo com sinais de alcoolemia em Teresópolis. Esse número representa 16,3% dos condutores abordados no trabalho realizado no município, onde 160 veículos foram parados pelas equipes do governo estadual. Em comparação a trabalhos realizados anteriormente no município, houve uma queda no número de condutores identificados com sinais de embriaguez. Em uma das ações, realizadas no fim do ano passado, esse percentual chegou a 43%. A Lei Seca encerrou o ano de 2021 com o registro de 19.952 mil motoristas abordados nas blitzen dirigindo sob influência de álcool em todo o estado. Nas 2.689 ações de fiscalização realizadas ao longo do ano, 153.806 mil motoristas foram abordados e destes, 12,97% apresentavam sinais de alcoolemia. De todas as regiões onde a Operação foi realizada, Serrana e Médio Paraíba lideraram o ranking com maiores índices de alcoolemia. Ambas as regiões registraram 26% de casos de alcoolemia em relação ao total de motoristas abordados.
Recentemente, durante evento pelo aniversário de 13 anos da operação, o governador Cláudio Castro anunciou a expansão do programa, ampliando o número de equipes de 15 para 30 e de agentes de 261 para 347, incluindo policiais militares e agentes civis. Além disso, a operação passou a ter mais seis vans e oito motocicletas novas em sua frota. Outra novidade que tem reforçado a atuação da Operação Lei Seca nos últimos meses é o uso das câmeras portáteis (bodycams), adquiridas recentemente pelo Governo do Estado. Atualmente, 96 equipamentos são utilizados nas blitzen para dar mais transparência e credibilidade às ações. Durante os 13 anos da Operação Lei Seca, mais de três milhões de motoristas foram abordados em aproximadamente 28 mil blitzen realizadas em todo o Estado. O programa retirou das ruas mais de 200 mil motoristas que dirigiam embriagados.
Segundo levantamento do Dossiê de Trânsito, feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), comparando os mesmos períodos dos anos de 2019 e 2021, houve redução de 40% no número de vítimas fatais e não fatais em acidentes de trânsito no Estado do Rio de Janeiro. – Estamos investindo em tecnologia para aperfeiçoar as ações da Lei Seca. Por isso, criaremos a Lei Seca Volante. Com esse trabalho de inteligência, nós vamos combater o aplicativo que identifica a localização das blitzen. A ideia é mudar rapidamente de local, caso seja necessário. A nossa intenção não é de forma alguma punir o cidadão, mas sim salvar vidas – anunciou o secretário de Governo, Rodrigo Bacellar.

Conscientização
A operação também realizou quase 20 mil ações de conscientização nas ruas, eventos, bares e restaurantes, além de palestras em escolas, universidades e empresas de todo o estado. A equipe de educação inclui pessoas com deficiência (PCDs), vítimas de acidentes de trânsito provocados pela mistura de álcool e direção. Eles atuam conscientizando os motoristas e reforçando a mensagem da Operação: “Nunca dirija depois de beber”. A Operação Lei Seca atua diariamente desde 2009, através de ações de fiscalização e educação, na missão de salvar vidas.

Leitor Repórter

Em duas operações no fim de semana, agentes da operação Lei Seca flagraram 26 motoristas dirigindo com sinais de alcoolemia em Teresópolis

Tags

Compartilhe:

Edição 21/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio e posse ilegal de arma de fogo em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis diz que não tem como pagar o décimo terceiro dos servidores

Feirinha do Alto funciona em horário especial nos feriados de Natal e de Ano Novo

delegacia

Teresópolis: Polícia Civil prende autor de estupros após investigações e análise de material genético

Governo do Estado divulga o calendário de pagamento do IPVA 2025

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE