Maria Eduarda Maia
Antes mesmo das fortes chuvas que atingiram Teresópolis e região no último final de semana, a pauta sobre o interior do município, suas condições precárias, ou até mesmo a falta de diversos serviços e a necessidade de recuperação de algumas áreas já era assunto. Ruas de terra batida em condições alarmantes, por exemplo, sempre são questionadas nas zonas rurais, como foi um caso que O Diário noticiou no final do mês de março, quando uma van escolar fica atolada na lama em Santaninha, no Segundo Distrito, situação que não é novidade para os moradores que precisam enfrentar todos os dias péssimas condições nas estradas. Em entrevista no programa Hélio Carracena, nesta segunda-feira (07), o prefeito Leonardo Vasconcellos comentou sobre tais condições que a população da localidade está sujeita.
“As ruas de chão foram muito mal cuidadas e conservadas ao longo do governo todo que se passou. Agora que estamos conseguindo concluir as licitações para a contratação de equipamentos e materiais para colocarmos as estradas em condições de trafegabilidade”, destacou, dizendo que os materiais já estão chegando. Leonardo também enfatizou que agora sua gestão irá começar a cuidar dessas estradas do interior, com um trabalho completo para oferecer a condição de ir e vir no trânsito do interior, visto que até agora só foram realizadas ações emergenciais.
Saúde na zona rural
Além de melhorias para as vias do interior, Leonardo Vasconcellos também frisou sobre os investimentos destinados para a saúde na região de Santa Rita, que antes só tinha à disposição uma pediatra por dia, por seis horas, conta, desde janeiro, com dois pediatras por dia e 24 profissionais que revezam durante a semana para garantir um atendimento 24 horas nos postos. Ademais, é importante destacar que recursos estão sendo destinados para a educação. “Estamos recuperando escolas e com certeza vamos fazer o interior do nosso município ser referência no estado porque vamos investir pesado nas ações que a gente precisa entregar para essas comunidades”, declarou o prefeito.
Serviços no interior
Uma ideia, que já foi tema em sua época ainda como presidente da Câmara Municipal, é a das subprefeituras no interior, que visam disponibilizar para a população da região os serviços que são assegurados no Palácio Teresa Cristina, sede da prefeitura. “Estamos preparando em Bonsucesso o ‘Tudo Aqui’. Os projetos já estão em andamento”, explicou Leonardo, que disse que esse ano será inaugurada uma sede da prefeitura no Terceiro Distrito. Além disso, o interior também irá receber o primeiro posto avançado do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS. “É um programa do INSS para o Brasil todo e que será iniciado a partir de Teresópolis. Nós vamos levar para o ‘Tudo Aqui’ uma sede do instituto e das demais secretarias da prefeitura para que as pessoas do interior não tenham mais que vir ao posto do INSS, na Várzea, e nem que fiquem submetidas aqueles números de contato. Lá, ao chegar será atendido, fora do cadastro de telefonia que existe na rede geral”, explicou o prefeito, destacando que este será um trabalho específico e organizado voltado para a região do interior.
Apoio do governo do estado
Uma importante peça para a atual gestão é o Governo do Estado, que, com ações coordenadas com a prefeitura, garantem recursos e uma maior atenção, não só do interior, mas do município por completo. “Desde que ganhei a eleição, no fim do ano passado, eu e o coronel Maia estivemos no gabinete do governador Cláudio Castro, acompanhado do secretário do Meio Ambiente, Bernardo Rossi. Naquele momento, o Maia, que já participava da transição na questão do meio ambiente, detectava que os rios estavam muito assoreados”, contou Leonardo Vasconcellos, dizendo que esse foi o primeiro pedido feito ao governador do Rio de Janeiro, visto que “os rios estavam em situação de calamidade”.
O prefeito também declarou que desde os primeiros dias no cargo as máquinas já estavam chegando na cidade e que Cláudio Castro esteve na cidade quando foi feito o diagnóstico da calamidade financeira, ainda contribuindo com recursos para a saúde, para a recuperação do antigo lixão e para a ampliação do programa Limpa Rio. “Posso dizer que o governo do estado tem sido uma força de primeira grandeza para todos nós, com o Cláudio Castro, Bernardo Rossi e o deputado estadual, Rodrigo Bacellar”, concluiu Leonardo.
Veja na íntegra
A entrevista completa, que também contou com assuntos relacionados à secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis, com o responsável pela pasta, o Coronel Leonardo Maia, está disponível no YouTube da Diário TV.