Entre 01 e 10 de dezembro as cidades de Teresópolis, Petrópolis, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Bom Jardim, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto receberão uma programação repleta de atrações especiais do projeto itinerante Liga do Natal, uma verdadeira festa para confraternizar e reunir toda a família. Na programação, totalmente acessível e gratuita, acontecem brincadeiras nas praças, contação de histórias, oficinas de arte, distribuição de gibis, Cine de Natal, shows de atrações locais e o mais esperado pelo público: o espetáculo teatral “Liga do Natal”, cuja história tem como protagonista uma Mamãe Noel negra e empoderada que, junto com o Papai Noel e os símbolos do natal Estrela, Árvore, Boneco de Neve e Duende, vão viver uma verdadeira aventura no Rio de Janeiro. Interativo e com muito humor, o espetáculo promove a participação do público e a formação de plateia, contando ainda com audiodescrição e libras. Em Teresópolis, a apresentação será realizada nesta sexta-feira, 01, na Praça Olímpica, das 16h às 21h30.
A produção de conteúdo em diversos formatos e plataformas ampliam o alcance do projeto, por meio das redes sociais que apresentam vídeos, tutoriais, vlogs de bastidores e trilha sonora original disponíveis nas redes sociais da Liga do Natal, o que faz do projeto uma verdadeira plataforma de entretenimento natalino. “Toda estratégia é construída a partir de um pensamento multiplataforma e transmídia, que conversa com o público em diversos canais e é permeada por muito entretenimento, apresentando o Natal em uma perspectiva renovada e atraente para toda a família, seja nas atividades presenciais ou na comodidade da sua casa”, explica Priscylla Mesquita, idealizadora e diretora geral do projeto.
A Liga do Natal é uma iniciativa que busca fortalecer e renovar a tradição natalina por meio de valores como solidariedade, inclusão e respeito à diversidade. “Toda concepção do projeto parte da perspectiva de que no natal estamos mais propícios a ter um olhar mais cuidadoso para si, para o outro e para o mundo. Neste sentido, toda narrativa é construída de modo a inspirar bons pensamentos, atitudes e valores que possam fortalecer os vínculos sociais”, ressalta Flávia Muluc, Diretora Artística e Pedagógica do projeto. Do planejamento à execução, o projeto é pautado por questões que passam pelo acesso à arte e cultura, formação de plateia, acessibilidade, inclusão social e sustentabilidade. O projeto é liderado por mulheres e possui uma equipe diversa e inclusiva.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
– 16h às 19h, Brincadeiras, contação de histórias e distribuição de gibis;
– 16h às 19h40, Globo de neve gigante;
– 19h às 19h30, Cine de Natal: O Natal da Luna;
– 19h30 às 20h20, apresentações culturais;
– 20h30 às 21h30, espetáculo ‘Liga do Natal’;
– 21h30, Encerramento.