Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, durante ação de fiscalização para averiguar denúncias de crimes ambientais encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) do Disque Denúncia, apreenderam nesta quarta-feira (14) diversos materiais utilizados para caça ilegal de animais em Teresópolis, na região serrana.
Os agentes da 5ª UPAm passavam pela Estrada Teresópolis-Friburgo, quando tiveram a atenção voltada para uma residência com algumas gaiolas penduradas. No local foi feito contato com o caseiro da propriedade e foram identificados 10 pássaros, todos sem anilhas de identificação ou sem as devidas licenças para criação. Durante diligência, os policiais encontraram ainda duas motosserras, um arpão de pesca, um arco e flecha e um alçapão e mais adiante, identificaram diversas árvores cortadas para lenha e uma estrada clandestina aberta, degradando uma área com cerca de um quilômetro. Quando se dirigiam à 110ª DP para o registro da ocorrência, a equipe da 5ª UPAm ainda encontrou mais três pássaros dentro de gaiolas penduradas nas árvores. Os animais foram então recolhidos e encaminhados à distrital, juntamente com o caseiro e os materiais apreendidos na ocorrência anterior.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.