Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Média de 5 mortes por dia em Teresópolis ao longo do mês de abril

Mortalidade da pandemia é de 203 por 100 mil habitantes em Nova Friburgo, 240 em Petrópolis e 323 em Teresópolis

Wanderley Peres

Décimo sexto município do estado em população, com 191.158 habitantes, Nova Friburgo vive tempos de descontentamento com a administração municipal. Contando com o dobro de leitos que existem em Teresópolis, cidade para aonde desde o mês passado vários pacientes do nosso município vinham sendo atendidos desde que o sistema aqui colapsou, o município vizinho reclama agora da falta de insumos, de leitos e até da falta de médicos. Em bandeira roxa no mapa Covid do Estado desta quarta-feira, apresentou 34 pontos, risco “muito alto”, índice igual ao de Teresópolis, ambos piores que Petrópolis, com 30 pontos e em bandeira vermelha.

Embora esteja em 18.o lugar no ranking de mortes, demonstrando equilíbrio favorável, afinal é o 16.o em população no estado, os números no município vizinho estão avançando rapidamente, chegando a marca de 400 vítimas fatais, segundo o governo do Estado, 453, segundo o site de Registros Civis. Já seriam mais de 90 pacientes internados com Covid e, como em Teresópolis também, a cidade está com as cirurgias eletivas suspensas, o que eleva o risco de mortes por outras causas e pela própria Covid porque o paciente acaba indo ao hospital em caso de emergência e se contaminando também. Em apelo aos colegas, médico usou as redes sociais nesta quarta-feira, 14, para lembrar a classe a necessidade de se voluntariar para o atendimento, “afinal foram vacinados prioritariamente para estar na linha de frente, independendo da remuneração da prefeitura”, apela.

Em Teresópolis, apesar da aparente tranquilidade das autoridades e da flexibilização das medidas de distanciamento em alguns tipos de comércios como restaurantes, ou mesmo em igrejas e academias, o quadro não mudou depois do impedimento de circulação de pessoas por CPF, medida imposta quinze dias atrás e renovada na última segunda-feira.

A taxa de ocupação nos leitos de enfermaria UTI está em 92% e 100% de ocupação dos leitos Covid, embora o número de pessoas na fila de espera para transferências para outras cidades tenha caído de 25 na terça-feira, para 17 nesta quarta-feira. O caos na saúde persiste, com a Upa cheia de pacientes internados e muitos aguardando transferências para municípios distantes, mantendo-se uma média de 5 mortes por dia ao longo do mês de abril. Mas, enquanto os municípios vizinhos divulgaram ontem nas redes sociais apelos para que a população aumente os cuidados diante da gravidade da pandemia, a prefeitura fez postagem na internet para comemorar o sucesso do rodízio de CPF, medida exótica que não reduziu a média de mortes, ainda em 4 por dia, nem a liberação dos leitos UTI, ainda todos ocupados, passando a falsa sensação de eficiência da gestão, e tranquilizando a população em vez de preveni-la, enganando-a e induzindo-a a erro, ao não informar da nossa real condição.

“Entre os meses de março e abril, o município registrou redução de 18% na média diária de entradas de pacientes graves com Covid-19. As ações implementadas pelo Gabinete de Crise, como rodízio de circulação por CPF, intensificação das ações de fiscalização, barreiras sanitárias, entre outros, foram cruciais para que essa diminuição fosse possível”, comemorou a administração municipal.

Que o prefeito mente poucos duvidam. Mas os números não mentem. Somos o décimo oitavo município do estado em população e estamos em décimo lugar no número de mortes. Segundo o site Registros Civis, do governo federal, foram 320 mortes nos três meses e meio de 2021, contra 199 em Nova Friburgo, que é município com 10 mil habitantes a mais que o nosso. Outro índice a se considerar é o do governo do Estado, que apresenta a mortalidade da pandemia em 203 por 100 mil habitantes em Nova Friburgo, 240 em Petrópolis e 323 em Teresópolis, mortandade maior justamente no menor município dos três maiores da região Serrana.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Eleições 2024: TRE esclarece dúvidas sobre prazos e regularização do título

Foragido da Justiça é preso no Bairro dos Pinheiros

Secretaria de Segurança reforça patrulhamento no terminal rodoviário

Homem é preso por agredir a mãe e a irmã

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE