Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Meio Ambiente e INEA apuram contaminação de rio em Teresópolis

Material de cor laranja foi despejado em curso d´água que atravessa a localidade do Green Valley

Na tarde da última segunda-feira (03), moradores do Green Valley, às margens da rodovia Teresópolis-Friburgo (RJ-130), foram surpreendidos com a contaminação do pequeno curso d´água que atravessa a localidade, cruzando vias públicas e algumas propriedades e formando inclusive um lago dentro de um condomínio, que ficou tomado pelo produto de cor laranja. Foi identificado um material oleoso, aparentemente tinta ou combustível, despejado em grande quantidade e podendo causar grave prejuízo ambiental.
Foram acionadas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e INEA (Instituto Estadual do Ambiente), que confirmaram a contaminação do córrego e iniciaram investigação para tentar identificar a autoria do crime ambiental. Estabelecimentos da região que podem ter despejado o produto foram vistoriados, não tendo sido identificada nenhuma irregularidade até o momento. Tentamos um posicionamento do Instituto Estadual do Ambiente sobre a análise do material coletado e detalhes da ação, não recebendo nenhuma resposta até o fechamento desta edição. Informações que possam contribuir com a apuração podem ser passadas para o telefone da Secretaria de Meio Ambiente, o (21) 2742-3352 – Ramal 415 ou para o e-mail meioambiente@teresopolis.rj.gov.br

Pequeno curso d´água cruza a localidade de Green Valley, às margens da rodovia RJ-130, e foi tomado por produto laranja

Quase 300 crimes ambientais em 2024
Dados do “Linha Verde”, um dos braços do programa “Disque Denúncia”, indicam que houve um aumento de 46% no número de denúncias de crimes ambientais em  Teresópolis em 2024, em comparação ao ano anterior. Entre janeiro e dezembro, foram feitas 286 comunicações de delitos ambientais no município, enquanto que em 2023 foram 195 registros feitos através dos canais de denúncia. Também segundo o balanço, divulgado no início da semana, desmatamento e extração de árvores lideram a estatística de crimes ambientais, com 139 comunicações no ano de 2024. Em seguida estão maus tratos a animais (59 casos), guarda ou comércio de animais silvestres (27), construção irregular (31) e poluição do ar (21).
O mês em que mais teresopolitanos pediram ajuda para a averiguação desse tipo de crime foi agosto, com 40 notificações. O balanço indica ainda os bairros onde mais casos de crimes ambientais foram registrados em Teresópolis. E, assim, como ocorreu em 2023, no ano passado Albuquerque continuou sendo o com mais agressões à fauna e flora, com 35 denúncias – mais do que o dobro do período anterior. Em seguida estão Meudon (26), São Pedro (18), Várzea (15), Bonsucesso (14) e Pessegueiros (14).

Faça sua parte, denuncie
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Foi identificado um material oleoso, aparentemente tinta ou combustível, despejado em grande quantidade e podendo causar grave prejuízo ambiental


Tags

Compartilhe:

Edição 05/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Meio Ambiente e INEA apuram contaminação de rio em Teresópolis

Apresentação da Orquestra Feso Pro Arte no novo Teatro Feso

Mais uma edição da Feira da Serra é confirmada em Teresópolis

Boteco Le Canton, evento “open food” neste sábado em Teresópolis

TRE do Rio absolve chapa de Cláudio Castro em ação por gastos em 2022

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE