Ação realizada pela secretaria municipal de Meio Ambiente, em parceria com a 5ª UPAm (Unidade de Polícia Ambiental), da PMERJ, constatou o corte irregular de árvores entre as ruas Nilza Chiapetta Fadigas, na Várzea, e Jaguaribe, principal acesso da Fazendinha. Coordenada pelo subsecretário José Kalil, a equipe identificou a derrubada de diversos exemplares arbóreos e localizou uma pessoa na área de mata. Uma motosserra foi encontrada próximo às arvores derrubadas e o homem apontado como autor dos cortes apresentou um documento com autorização para a ação. Porém, segundo a SMMA, o número de espécimes vegetais que estavam no chão era muito maior do que o permitido em tal papelada, “caracterizando uma supressão extrema e inadequada das árvores”.
Após a constatação da irregularidade, o responsável pela motosserra e outros envolvidos foram encaminhados para a 110ª Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis. A secretaria reforça que atividades envolvendo poda ou corte de árvores devem seguir rigorosamente as normas ambientais e denúncias de irregularidades podem ser feitas diretamente aos órgãos competentes.
Disque Denúncia, Linha Verde
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).