Em jogo bastante disputado, realizado no último sábado, 18, no Ginásio Pedrão, a equipe Sub9 do Teresópolis/PMT venceu o Clube Comary por 5×0, se classificando para as oitavas de final da Série Prata do Campeonato Estadual de Futsal. O placar elástico não reflete a partida, decidida nos minutos finais com gols de contra-ataque. A competição é uma realização da Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro – FFSERJ – e a participação da equipe da cidade tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.
O jogo disputado entre meninos com idade de 9 anos ou menos foi muito equilibrado. Tanto que o placar no final do primeiro tempo não saiu do 0x0. Na volta para a segunda etapa, aproveitando erro de saída de bola dos adversários, o jogador João Paulo ‘Flecha’ abriu o marcador. Precisando buscar o resultado, o Comary começou a ficar mais tempo com a bola, até que Breno marcou o segundo tento pelo Teresópolis. O Terceiro gol foi do jogador Enzo, após bate-rebate na área adversária. O mesmo Enzo marcou o 4º gol, aliás o mais bonito do jogo, arrancando de sua área, atravessando o campo, driblando três adversários e marcando na saída do goleiro. Nos instantes finais João Marcos marcou o quinto gol, fechando a goleada, comemorada com muita alegria pelos atletas e comissão técnica após o fim do jogo.
No cruzamento das chaves da Federação, os meninos de Teresópolis vão ao Rio de Janeiro no próximo final de semana para enfrentar o Botafogo/Helênico. O jogo será disputado em partida única, na quadra do adversário, que teve melhor campanha na fase de grupos.
Destaque ao trabalho
O secretário municipal de Esporte, Luiz Otávio Oliveira, parabenizou atletas e professores pelo resultado alcançado e destacou o trabalho que vem sendo realizado. “O Governo vem trabalhando forte e oferecendo, além das equipes, escolinhas gratuitas de várias modalidades, como futsal, karatê, tae-kwon-do e jiu-jítsu. Hoje são mais de 1.600 alunos”, pontuou Luizinho, informando que as inscrições podem ser feitas na Secretaria, que funciona no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
“Bacana ver a garotada praticando esporte. Fico muito feliz em ver que o secretário Luizinho, junto com a Prefeitura, vem fazendo esse trabalho”, disse o empresário Sandro Ferreira, pai do jogador Breno, do Teresópolis/PMT. “Muito importante o trabalho do professor, minha mãe sempre nos incentiva a participar”, relatou Matheus Bernardo, 14 anos, irmão do jogador Pedro Bernardo, da equipe do Comary.
A prática esportiva sempre é apontada como importante aliada da formação dos jovens atletas. “A socialização, a disciplina e a cooperação proporcionadas são muito legais. Tem o lado competitivo, que deve ser trabalhado para não prejudicar o crescimento das crianças”, opinou o técnico Juninho Oliveira, do Teresópolis/PMT. “Às vezes a criança fica em casa vendo televisão ou no celular e aqui ela está praticando esporte: precisa correr, precisa acertar pra vencer. E isso vai agregando na vida dela”, concluiu William Santana, técnico do Comary.