Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Merenda criativa e saudável reduz desperdício em escola municipal de Teresópolis

Unidade de ensino no Pimentel cria receitas diferenciadas para ampliar a ingestão de nutrientes e receber maior aceitação dos alunos

Maria Eduarda Maia

A alimentação escolar vai muito além de garantir uma refeição aos estudantes. Quando preparada com criatividade, ela também pode incentivar hábitos saudáveis e até contribuir para a redução do desperdício de alimentos. Na Escola Municipal Professora Irene Santanna do Valle, no bairro Pimentel, essa realidade já faz parte da rotina. A unidade atende 185 crianças, do Pré I ao 5º ano, e tem apostado em receitas mais nutritivas e atrativas para estimular a alimentação saudável e reduzir o descarte de alimentos.

A estratégia tem sido transformar ingredientes como legumes e verduras em preparações mais aceitas pelas crianças, como almoços, bolos e molhos enriquecidos. Entre as receitas estão bolo de abobrinha e chuchu com calda de beterraba, cenoura e cacau, além de molho de tomate e preparações como strogonoff com beterraba, cenoura e alho-poró.

A unidade atende cerca de 185 crianças, do Pré I ao 5º ano, e tem apostado em receitas mais nutritivas e atrativas para estimular a alimentação saudável e reduzir o descarte de alimentos. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário
Bolo de chocolate? Não! Com base de abobrinha e chuchu com calda de beterraba, cenoura e cacau, o alimento conquistou o paladar da criançada. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Mudança percebida na cozinha
O merendeiro Antônio Carlos conta que a mudança começou a partir da observação do desperdício de alimentos pelos alunos. “Percebemos há um tempo que as crianças estavam descartando muito verduras e legumes. Aí começamos a criar pratos diferentes pra alimentar melhor eles”, contou, em entrevista ao Diário.

A alimentação escolar vai muito além de garantir uma refeição aos estudantes. Quando preparada com criatividade, ela também pode incentivar hábitos saudáveis e até contribuir para a redução do desperdício de alimentos. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Com experiência de 16 anos na cozinha, ele conta que o resultado foi imediato na aceitação dos alunos. “Depois que começamos a criar esses pratos, deu uma grande diferença. Não tem mais esse descarte. Eles estão super apoiando, adorando.”, declarou. A sensação de ver os pratos vazios ao final da refeição é, para a equipe, motivo de orgulho. “É muita alegria, muito gratificante. As crianças reduziram muito o desperdício, não estão descartando mais. Agora eles entregam os pratos vazios e ainda pedem para repetir”, concluiu Antônio.

A unidade atende cerca de 185 crianças, do Pré I ao 5º ano, e tem apostado em receitas mais nutritivas e atrativas para estimular a alimentação saudável e reduzir o descarte de alimentos. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Reconhecimento das crianças
A merendeira Roseli Oliveira também destaca a mudança no comportamento dos estudantes. “A felicidade de olhar o balde vazio é uma coisa boa. Ver as crianças comendo o que a gente faz sem jogar fora… isso pra gente é muito gratificante”, pontuou.

Roseli Oliveira e Antônio Carlos preparam as merendas diferenciadas que conquistam o paladar dos alunos. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Ela conta que a relação das crianças com a merenda mudou completamente. “Eles comem com vontade. Depois que passamos a fazer isso, eles chegam perguntando: ‘tia, o que tem pro almoço?’ E quando tem strogonoff, eles dizem que gostam muito. Até na rua eles falam que a comida é uma maravilha.”, disse Roseli.

Receitas mais atrativas
A nutricionista Júlia Quintanilha destaca que o trabalho é construído em equipe com a cozinha da escola. “É um trabalho muito legal. Nós somos uma equipe. Eu trago a ideia e a gente executa junto”, frisou, dizendo que é sempre importante ter esse apoio da nutricionista na alimentação das crianças.

De acordo com ela, a nova forma de preparo e apresentação dos alimentos contribuiu diretamente para que os estudantes aceitassem melhor a merenda e para a diminuição do desperdício. “É muito importante porque a gente vem com conhecimento e eles vêm também ajudando a gente com isso. A importância de apresentar esses alimentos de uma maneira mais atrativa é trazer coisas diferentes para as crianças e ajudar no não desperdício. Antes os pratos eram quase todos jogados fora, e agora melhorou bastante”, explicou Júlia.

Mais nutrientes
Além de reduzir perdas, a estratégia também melhora a ingestão de nutrientes pelas crianças. “Elas comem sem saber exatamente o que estão comendo. O molho, por exemplo, tem beterraba e cenoura, e isso vai trazendo mais nutrientes pra elas. Isso também ajuda muito na aceitação dos alimentos.”, ressaltou a nutricionista.

Para Júlia, a alimentação saudável na infância é fundamental para o desenvolvimento e prevenção de doenças. “Hoje a gente vê um índice muito grande de crianças com diabetes e problemas de saúde desde cedo. Ter esse incentivo dentro da escola é um diferencial muito grande”, pontuou.

unto com a nutricionista Júlia Quintanilha, os merendeiros transformam ingredientes como legumes e verduras em preparações mais aceitas pelas crianças. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário


Teresópolis 30/07/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis registra recorde de multas em radares da BR-116

Enel e PCERJ flagram furto de energia em comércio de Teresópolis

Empresa vai instalar sistema moderno de semáforos em Teresópolis

Bombeiros de Teresópolis treinam novas equipes para combater incêndios florestais

Prefeitura de Teresópolis oficializa novo convênio com o HCTCO

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE