Maria Eduarda Maia
Situação que já se tornou comum no trânsito de Teresópolis, mesmo com a realização de blitzes constantes, é a persistência de inúmeros motoristas a circular pelas ruas e avenidas da cidade infringindo as leis do Código de Trânsito Brasileiro, colocando a vida de terceiros em risco. Evidenciando a incidência de tais delitos, um morador da Avenida Oliveira Botelho, no Alto, em um vídeo publicado nas redes sociais, relata diversas imprudências praticadas na noite desta quarta-feira (07) por motos, carros e até mesmo caminhões, causando também incômodo àqueles que residem no entorno. “É um show de exibicionismo, e assim seguimos a saga de tentar dormir”, declara o residente de uma das principais vias da cidade ao mostrar a realidade vivenciada por todos que moram na região: veículos em alta velocidade, avançando o sinal vermelho, e motocicletas com canos abertos, que emitem um estrondo que atrapalha o cotidiano da população. “É pista de corrida agora. Só queria saber se está liberada essa bagunça porque aqui é uma avenida, ainda um pouco residencial, e nós moradores temos que estudar, descansar e trabalhar. Nós temos a nossa vida para tocar e não merecemos viver desse jeito não”, manifesta o morador, questionando até quando será permitido que motoristas imprudentes causem transtornos para a comunidade e continuem expondo a vida da população ao perigo.


Em nota, a secretaria municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade informa que a Guarda Civil Municipal, em parceria com a Polícia Militar, realiza, de forma rotineira, ações de fiscalização, em diversos bairros, tanto na cidade quanto no interior, que têm o objetivo de coibir manobras irregulares e, se necessário, apreender motocicletas que estejam apresentando irregularidades. Também foi inteirado que, além das ações rotineiras, a GCM intensificou as operações nas vias públicas, visando coibir os acidentes que têm ocorrido na cidade devido imprudências.
O que diz a lei
Entre as imprudências cometidas pelos motoristas na movimentada Avenida Oliveira Botelho, no Alto, estão a condução de um veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, que de acordo com a lei é uma infração, gerando multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira; avanço do sinal vermelho, infração gravíssima que computa sete pontos na CNH, além da multa financeira; e excesso de velocidade permitido em uma via pública, na qual a penalidade varia dependendo do grau da infração.