Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Morreu aos 88 anos o maestro Svab

Velório a partir das 10h deste domingo, 13, na capela 7 do Crematório da Penitência, no Rio de Janeiro

Morreu o maestro Zdenek Svab, nascido em 27-11-1937. Velório a partir das 10h deste domingo, 13, na capela 7 do Crematório da Penitência, no Rio de Janeiro.

Svab aposentou-se da trompa há alguns anos, mas continuou em plena atividade musical, dando aulas, ministrando palestras e sendo uma fonte inesgotável de inspiração para muitos trompistas. Em uma pesquisa feita com 55 trompistas (profissionais e estudantes) de todo o Brasil, 68,5% obtiveram em algum momento de sua formação, algum tipo de orientação do Prof. Svab, daí ter sido um dos músicos mais relevantes dos últimos anos, tendo a sua sonoridade influenciado compositores a o dedicarem obras, como por exemplo, Gerra-Peixe, Heitor Alimonda e Henrique de Curitiba. Em Teresópolis, onde viveu seus últimos anos, Svab musicou a poesia “Canção da Serra”, de amor às montanhas de Teresópolis, apresentada em concorrido evento na Pró-Arte. Foi ainda o organizador do Festival de Música Clássica de Teresópolis, em 2010, evento de grande importância porque revelou diversos músicos locais, arregimentados para a formação da Camerata Teresa Cristina, de efêmero sucesso.

Zatural da República Tcheca e radicado no Brasil, Zdenek Svab estudou trompa com Josef Hobik e posteriormente com Vladimir Kubát no Conservatório de Praga. Aos 28 anos de idade, assumiu o cargo de chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Praga e atuou como primeira trompa da Gewandhausorchester Leipzig sob a direção artística de Vaclav Neumann.

Em 1968, foi contratado por Isaac Karabtchevsky para desempenhar a função de primeira trompa da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro, onde passou a contribuir significativamente como professor de trompa na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) entre os anos de 1982 a 2008. Desde então, participou ativamente das temporadas musicais das principais cidades brasileiras, atuando como solista das principais orquestras do Brasil, como camerista e ministrando aulas nos mais importantes festivais e oficinas de música.

Zdenek Svab dividiu palco fazendo música de câmara com renomados artistas, dentre eles: Hermann Baumann, Jana Boušková, James Buswell (Chicago), José Botelho, Noël Devos, Luis Carlos Justi, Estela Caldi, entre outros.

Em 1981 viajou em turnê pelo Brasil com o New York Woodwind Quintet substituindo Ralph Fröelich da New York Philharmonic. Em 1977, foi convidado por Rimon Meir para atuar como primeira trompa na Filarmônica de Israel sob regência de Zubin Mehta. Atuou como membro fundador de diversos projetos, dentre os quais se destacam o Sexteto do Rio, Ars Musica, Ensemble do Rio, Camerata Amadeus, Metal Transformação e o Trio UNIRIO.

Em sua vasta carreira musical, Zdenek Svab atuou com grandes regentes como Karl Böhm, Carlos Kleiber, Vaclav Neumann, Kurt Masur, Zubin Mehta, Eleazar de Carvalho, Dean Dixon, Charles Dutoit, Karl Richter, Stanislaw Skrowaczewsky, entre outros.

Também acompanhou diversos solistas de grande destaque, incluindo Isaac Stern, Chistian Ferras, David Oistrakh, Mstislav Rostropovitch, Antonio Janigro, Joanos Starker, Pierre Fournier, Antonio Meneses, Jacques Klein, Nelson Freire, Paul Badura-Skoda, Ingrid Haebler, Martha Argerich, Cláudio Arrau, Guiomar Novaes, Placido Domingo, Luciano Pavarotti, Aprille Millo, Barbara Hendricks, dentre muitos outros nomes.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 12/09/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis cria novo rito para demolição de imóveis irregulares e em áreas de risco

Enel inicia serviços com sistema de energia solar em Teresópolis

Basquete brasileiro se despede de Sérgio Macarrão, medalhista olímpico em Tóquio 1964

Morreu aos 88 anos o maestro Svab

Veja os locais de votação da 195ª Zona Eleitoral, em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE