Na noite desta sexta-feira (5), por volta das 21h40, uma operação policial realizada na Rua Governador Roberto Silveira, esquina com a Rua Fileuterpe, terminou com a queda de um motociclista que tentou fugir de uma abordagem.
Segundo a ocorrência, o condutor, ao avistar as guarnições, empreendeu fuga e não acatou ordem de parada já na Rua Tenente Luiz Meirelles. Durante a perseguição, ele chegou a subir na calçada e avançar o sinal vermelho de um cruzamento. O motociclista só foi alcançado no Vale da Revolta.
Ainda conforme o registro, o homem entrou em um beco e acabou perdendo o controle da motocicleta, escorregando e caindo. Mesmo assim, ao ser abordado, teria iniciado uma filmagem com o celular e investido contra o policial, no momento em que foi informado de que seria conduzido à delegacia junto com o veículo.
Identificado e devidamente habilitado, o motociclista alegou sentir dores em razão da queda e foi encaminhado à Beneficência Portuguesa, onde recebeu atendimento médico e foi liberado. Em seguida, retornou à unidade policial para as devidas providências.
De acordo com entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), configura crime de desobediência o condutor que não cumpre ordem de parada em ações de policiamento ostensivo para prevenção e repressão de crimes (REsp nº 1.859.933/SC, relator Ministro Antonio Saldanha Palheiro, julgado em 9/3/2022).
