Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mountain bike: competição recebe mais de 200 atletas

Com largada e chegada no Golf, evento foi promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer com recursos federais

Luiz Bandeira

Neste último fim de semana foi realizado mais um evento do projeto esportivo do governo municipal “Radicais da Serra”, agora prestigiando a modalidade de ciclismo mountain bike, com o título “Terê Aventura na Serra”. Na sexta-feira houve workshop, um simpósio técnico e entrega dos kits aos competidores, na sede social do Teresópolis Golf Clube. No sábado, 05, ocorreram as competições de ciclismo no estilo XCP, onde o tipo de prova se dá em terreno cross-country em linha, ou seja, largada em um ponto com chegada em outro. Neste tipo de prova normalmente os percursos têm predominância de estradas de terra. A competição foi realizada em um desafiador circuito, com muita subida, no Vale da Lua, com largada e chegada na área do campo de futebol do Teresópolis Golf Clube. 
As inscrições não custaram nada aos atletas, já que tudo foi custeado com recursos públicos. Porém, o número de participantes foi limitado a 200. Todos que conquistaram uma vaga para largar na prova receberam um kit com camisa, numeral com chip e álcool em gel. Além de atletas de Teresópolis, subiram a serra desportistas de Areal, Guapimirim, Itaboraí, Laje do Muriaé, Magé, Niterói, Nova Friburgo e do Rio de Janeiro. Foi exigida a comprovação do esquema vacinal e uso de máscara para circular na área do evento. Durante a prova houve pontos de hidratação e após a chegada os atletas receberam um kit com frutas e barras de cereais. Aqueles que atingiram as primeiras colocações ainda puderam disfrutar de um bem vindo serviço de massoterapia.
As competições foram divididas em categorias, feminino (sem distinção de idade), masculino júnior (até 25 anos), adulto (de 26 a 40 anos) e master (a cima de 41 anos). As crianças também tiveram oportunidade de participar, mas como o número de inscritos nessa categoria foi pequena, apenas dois ciclistas infantis alinharam e bravamente, para o orgulho dos pais, completaram o circuito. A atleta Milena Silva Santos, primeira colocada entre 16 competidoras, contou que treinou forte para atingir o topo da prova e agradeceu aos amigos que a ajudaram. “Foi difícil, mas eu treinei com os amigos não vou lembrar o nome de todos, mas eles são top. Tiveram uns trechos que a gente sofreu, mas eu consegui passar em alguns. O percurso foi top e o evento que fizeram também está sendo top, eu gostei muito. Obrigado meus amigos, não vou citar o nome deles que me ajudaram, mas todos sabem quem são”, agradeceu.
O que valia para a colocação final eram os tempos, registrados pelo chip que cada atleta recebeu junto ao kit da competição. A primeira prova foi a das meninas, pontualmente às 09h e feitas em baterias de até 12 atletas, com intervalo de um minuto, ao final os tempos foram computados para só então, depois, sair o resultado final. E seguiu da mesma forma para os homens com largada às 10h20h adulto e 11h50 master e júnior. Todos os atletas que concluíram a prova receberam uma bela medalha e os três primeiros em cada categoria subiram ao pódio.

Resultado
O resultado final não foi mais importante do que a comunhão de atletas ciclistas e a resenha entre amigos antes e depois das provas. Mas como houve competição vamos ao resultado final: No feminino, as três primeiras colocadas foram: Milena da Silva Santos, seguida de Izabella Macedo e Alessandra de Souza Pires. No infantil (até 10 anos): Pedro Amorim e João Gabriel completaram com muita bravura o desafiador circuito. Na categoria Júnior (11 a 25 anos), destaque para a vitória de Kamychael da Silva Pimentel, em segundo ficou Leon Faure e terceiro Hugo Lack Tavares. No masculino adulto (26 a 40 anos), o pódio ficou com Luiz Felipe Matos Azevedo em primeiro, Pedro Paulo Fernandes Pereira segundo e Felipe da Silva Cassini terceiro. Já no master (acima de 40 anos), os três primeiros colocados foram Robson Luís da Silva Carvalho, Ricardo Macedo e Cristiano C. Machado.

Futuro do esporte
Chamou atenção o desempenho dos jovens atletas diante dos mais experientes. Duas grandes promessas da categoria despontam. No feminino Izabela Macedo, de apenas 12 anos, se destacou e ficou com a segunda colocação chegando ao lado da terceira colocada e incentivadora Alessandra Pires, experiente competidora com vários títulos no currículo. Izabela é filha do também ciclista Ricardo Macedo (Cadim), segundo colocado na categoria Master. Outra promessa que vem se destacando no cenário do esporte é Kamychael da Silva Pimentel, morador de Mottas, no Terceiro Distrito. Ele ficou com a primeira colocação na categoria até 25 anos e impressionou a todos com o melhor tempo no geral colocando cinco minutos de frente ao segundo melhor tempo. Amigos do jovem atleta, prevendo um futuro de conquistas, estão empenhados pra conseguir sua inscrição no programa do governo federal “Bolsa Atleta”.

Atleta amador e jornalista
Eu participei do evento deste fim de semana e fiquei muito satisfeito. Sempre que acontecem competições e encontros de ciclistas, procuro incentivar e participar. Sou praticante há pelo menos trinta anos, desde o primeiro momento do esporte no Brasil, me identifiquei e me tornei um entusiasta. Não são baratos os equipamentos e por usarmos intensamente de forma extrema, não faltam defeitos e quebras. Então há de se investir para poder praticar o mountain bike. Todo o investimento vale a pena quando levamos em conta os lugares pelos quais passamos, as amizades que fazemos e a diversão sempre garantida acompanhada de muito suor, poeira e dores, muitas dores. Já participei de algumas competições inclusive de nível mundial, como o Iron Biker, por exemplo, no qual pude participar três vezes. Competições e passeios em Teresópolis eu participei de quase todos e me coloco sempre a disposição para ajudar, isso porque amador na minha concepção é isso, dedicar amor ao esporte e compartilhar com os outros esse sentimento. Ao fim desta prova fiquei na 12ª posição, entre 30 atletas, com o 15º tempo entre todos os 200 competidores, considero bom resultado levando em conta alguns percalços pelos quais tive que enfrentar para estar no sábado de manhã pronto para a largada. Agora tenho mais uma medalha para a coleção.

Organização
A Secretaria de Esporte e Lazer do município teve participação atuante em todo o evento, inclusive com o próprio secretário Gustavo Lopes à frente. Outras secretarias também disponibilizaram servidores que trabalharam muito na preparação do circuito, com poda e capina de vegetação no trecho de mata, até o controle de vias de acesso pela Guarda Civil Municipal, desde as primeiras horas do dia até o fim do evento. A empresa que promoveu o evento foi a Elakbar Promoção de Eventos, que ofereceu organização, estrutura e segurança. A consultoria técnica que criou o circuito onde houve a competição ficou a cargo do grupo de ciclistas teresopolitanos “Turma do Pedal” que ainda formou um grupo de voluntários para orientar os competidores em pontos de bifurcações.  

Apoio fundamental
O evento foi realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com recursos do Ministério da Cidadania, conquistados pelo deputado Hugo Leal e com apoio do Senador Romário. “É uma satisfação, nós estamos felizes, pois isso é uma realização, nós estamos trabalhando por esses recursos uns dois ou três anos mais ou menos. A vereadora Erica Marra nos apresentou essa proposta do festival de esportes radicais, skate, patinação e o mountain bike. Foi aceito, extremamente rápido lá em Brasília, mas sempre tem o processo burocrático e depois de três anos nós estamos vendo aqui uma realidade. Tem tudo a ver com o nosso município, acho que podemos promover, podemos programar isso para todos os anos, acho que isso tem a ver, pode entrar no calendário oficial, e a gente faz a ponte de Brasília a Teresópolis para as coisas acontecerem”, comemorou o Deputado Hugo Leal, que fez questão de prestigiar o evento.

Rotondo Bike Channel, Turma do Pedal, AsComPMT e Luiz Bandeira

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE