Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MP: Assinado TAC para Teresópolis aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar

Ministério Público e Defensoria Pública irão auxiliar a prefeitura, promovendo o acompanhamento, monitoramento e avaliação

A 1ª e a 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Teresópolis do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, através do 7º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, firmaram com o Município de Teresópolis, em dezembro de 2023, um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para auxiliar a Prefeitura na adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), promovendo o acompanhamento, monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional no município. O documento foi assinado com fundamento na Lei Estadual nº 5.594, que criou o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SISANS/RJ). O objetivo do acordo é auxiliar os gestores municipais, a sociedade civil organizada e os demais atores e instituições de interesse na temática da segurança alimentar a implementar e aderir ao SISAN. Desta forma, o TAC contém as informações e instrumentos necessários para a articulação do processo.
No documento, o município se compromete a criar um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, com a estruturação de um Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (formado por um Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Municipal, uma Câmara de Segurança Alimentar e Nutricional Municipal e uma Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional). Além disso, a Prefeitura deverá elaborar um decreto para a regulamentação da Lei municipal nº 3.812/2019, que criou os “componentes municipais” do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), em consonância com os princípios e diretrizes da Lei Federal nº 11.346, que criou o SISAN, e da Lei Estadual 5.594. O TAC também teve como parte integrante de seu conteúdo um anexo gráfico para facilitar a compreensão da temática, e contou com o apoio da Comissão Temática da Câmara dos Vereadores de Teresópolis, presidida pelo vereador Diego Barbosa, além do apoio técnico na elaboração do texto de Renata Machado, do CONSEA Estadual, e de Camila Linche, do CAISAN Estadual.

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE