Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MPRJ visa ação para ajudar animais abandonados em Guapimirim

Prefeitura recebe recomendação para criar política pública efetiva para abrigar também vítimas de maus tratos

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Magé, expediu Recomendação ao município de Guapimirim para que adote uma política pública efetiva no sentido de oferecer locais adequados para abrigamento de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. Também recomendou que o município promova iniciativas de educação ambiental sobre esse tema na cidade, divulgando que é proibido o abandono e a soltura de animais e quais as penas aplicáveis.
A promotoria levou em consideração, entre outras razões, a necessidade de efetivação da lei estadual 3.900/2002, que autoriza a adoção de medidas para evitar ou interromper a prática de abuso e outras condutas cruéis contra os animais. Também tem em conta notícias veiculadas sobre o abandono, a prática de maus-tratos e o sofrimento de animais em Guapimirim.
A Recomendação ocorre no âmbito de inquérito civil instaurado pelo MPRJ, a partir de ofício enviado pelo Comando de Polícia Ambiental, sobre a ausência de local para recebimento de animais vítimas de maus tratos em Guapimirim. O MPRJ destaca que esse tipo de abrigamento compete aos municípios, visto que é uma medida necessária para preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Tags

Compartilhe:

Edição 07/06/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dia dos Namorados: Dicas de presentes e restaurantes em Teresópolis

Festival Sesc de Inverno 2025 será realizado entre 11 e 27 de julho

Frio e turismo, combinação perfeita em Teresópolis

Comércio de Teresópolis vai funcionar nos dias 13 e 19

Festa da Ponkan movimenta o interior de Teresópolis neste domingo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE