Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Museu e moinho, novos atrativos turísticos no Segundo Distrito de Teresópolis

Moinho das Hortênsias e Museu do Colono recebem Guias de Turismo de Teresópolis

@ninabenedito

Na última quinta-feira (07), Guias de Turismo de Teresópolis tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Moinho das Hortênsias e ao Museu do Colono, dois novos pontos turísticos da região. Localizados no 2º distrito de Teresópolis, no bairro de Água Quente, o atrativo gera mais uma oportunidade de crescimento para a comunidade através do Turismo responsável.
A propriedade pertence ao Sr. Paulo da Rosa Pinheiro, mais conhecido por “Paulinho Jiló” que mantém vivo o ofício de produtor de fubá, herança deixada pelos seus avós e fundadores do moinho, Dedé Pinheiro de família portuguesa, e Jacinta da Rosa de família italiana, que se estabeleceram como colonos na região no século passado.

O Moinho das Hortênsias, com seus 80 anos de história, começa a encantar visitantes com sua produção artesanal de fubá. O diferencial desse moinho é a utilização de técnicas tradicionais, ainda movido à água e utilizando pedras vulcânicas oriundas do Suriname. Essa tradição proporciona não só um produto final de qualidade, mas também uma experiência única, mergulhando os visitantes em um contexto histórico e cultural valioso.

Já o Museu do Colono, sonho antigo de “Paulinho”, é uma autêntica casa típica da roça, reúne uma coleção impressionante de objetos centenários que narram a história do colono teresopolitano. Desde utensílios domésticos até ferramentas agrícolas, cada peça conta uma parte importante dessa história, oferecendo aos visitantes uma imersão no modo de vida e nas tradições locais. O Museu do Colono foi oficialmente inaugurado com a visita técnica, entretanto, já vem recebendo grupos de turistas e visitantes. A visita técnica proporcionou aos Guias de Turismo a oportunidade de conhecer de perto esses dois importantes atrativos, permitindo-lhes aprofundar seus conhecimentos sobre a história e a cultura de Teresópolis. Com isso, estarão ainda mais preparados para compartilhar essas riquezas com os turistas que visitam a cidade em busca de experiências autênticas e enriquecedoras.

A rica experiência contou com a presença da Secretária de Turismo de Teresópolis, Elizabeth Mazzi, o Sub Secretário e Guia de Turismo Henrique Silva, a Executiva da Sectur Anielle Monteiro, representando o poder público do município. Também estiveram presentes a convite do anfitrião, o empresário e Diretor de Gastronomia do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Hugo Ramos, além da Vice Presidente do Teresópolis Convention, Julianna Rocha, e a CEO do Tesouros da Serra e Diretora de Marketing e Comunicação do Teresópolis Convention, Nina Benedito, ambos homenageados pelo Sr. Paulo e seus colaboradores, Marcos, Silvana e Gabriele pela contribuição na realização desse sonho de tornar o Moinho das Hortências e o Museu do Colono um atrativo turístico.
O Museu do Colono está localizado na estrada Rio Bahia, Km 40 em Água Quente. As visitas devem ser agendadas diretamente com o Moinho das Hortências ou através da agência de receptivo local e operadora parceira, Ecoplay Tour.

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

“PREFEITO, CADÊ O DINHEIRO DA CAUSA ANIMAL?” Protetoras visitam canil e denunciam insalubridade

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

A festa pelo livro de Edinar Corradini

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE